Dica do Nutricionista

Conheça e prove 5 frutas que diabéticos podem comer sem receios

Por Redação Doutíssima 23/08/2014

Muitos portadores de diabetes ficam na dúvida em relação às frutas que diabéticos podem comer. Ainda que seja sabidamente um alimento natural e rico em vitaminas, a fruta contém açúcar em forma de frutose.

Conheça as frutas que diabéticos podem comer

Porém, o que muitos não sabem é que há, sim, frutas que diabéticos podem comer e que, mais do que isso, o seu consumo é indicado. Elas trazem benefícios para a saúde muito maiores do que as implicações em razão da presença da frutose.

frutas-que-diabéticos-podem-comer

Maçã prolonga sensação de saciedade e atua no controle da glicemia e colesterol. Foto: Shutterstock

5 frutas que diabéticos podem comer

Ficou curioso? Então, confere a nossa lista de 5 frutas que diabéticos podem comer:

– Maçã: quer consumir uma fruta sem culpa e, além de ficar bem nutrido, ainda reduzir aquela vontade de comer doce? A pectina contida na maçã é uma forte aliada. Isso devido ao fato de que a substância prolonga a sensação de saciedade, além de auxiliar no controle da glicemia e do colesterol.

Abacate: muita gente diz que o abacate é um vilão das dietas, devido ao seu índice de gordura. O que muitos não sabem é que essa gordura é considerada nobre e, por isso, deixa o processo de absorção dos alimentos mais lento, prolongando o tempo de saciedade. Além disso, o abacate quase não contém açúcar e, por isso, entra na lista de frutas que diabéticos podem comer.

No entanto, se o seu problema não é apenas com relação à doença, mas sim com relação à balança, é melhor ficar atento: o abacate é altamente calórico e, em caso de controle alimentar restritivo, deve ser consumido com cautela.

– Limão: se existe uma fruta que você certamente pode comer sem a menor culpa ou preocupação, essa fruta é o limão. O limão é rico em ácido cítrico e ácido ascórbico, substâncias que atuam beneficamente em diferentes partes do corpo.

Em primeiro lugar, a fruta evita hemorragias, uma grande preocupação para quem tem diabetes, já que existe uma dificuldade de cicatrização e, por consequência, a possibilidade de infecções se tornam maiores.

Além disso, a alta concentração de ácido nicotínico protege as artérias, prevenindo problemas cardiovasculares, uma tendência para quem é diagnosticado com diabetes.

Por fim, o limão diminui a viscosidade do sangue, o que é essencial para o portador de diabetes, uma vez que, junto com a doença, existem alterações que predispõe a um maior risco de trombose.

– Amora: assim como a cereja e o blueberry, é recomendada com moderação, apesar do alto índice glicêmico da fruta. Os benefícios se dão visto que a amora é rica em compostos que estimulam e aceleram a liberação de insulina, melhorando a síntese de glicose – processo fundamental para quem possui diabetes.

Além disso, essa fruta também é responsável por normalizar a pressão arterial, bem como atua na forma de bactericida e anti-inflamatório – importantes para a prevenção de complicações que podem acometer os diabéticos.

Coco: por ser rico em ácidos graxos e ácido láurico, o coco é um importante combatente de bactérias e fungos. Tais substâncias também cumprem um papel importante na nutrição das células intestinais, enriquecendo a imunidade.

Por fim, a gordura do coco favorece a saciedade e reduz inflamações, além de ser um alimento que reduz a carga glicêmica.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!