Dica do Nutricionista

Conheça as melhores formas de identificar se você está com sobrepeso

Por Redação Doutíssima 24/08/2014

Assim como a obesidade, o sobrepeso está associado a diversas doenças como diabetes e hipertensão arterial, por exemplo. Por isso, é muito importante conhecer um pouco mais sobre essa condição, para saber identificá-la e, a partir daí, ligar o sinal de alerta.

O que é o sobrepeso

Para quem não sabe, o sobrepeso é uma transição do peso normal da pessoa para a obesidade. Essa condição possui diversas causas, normalmente associadas à dieta desregrada e ao nada recomendável sedentarismo.

sobrepeso

Para identificar se está com sobrepeso, calcule o seu índice de massa corporal. Foto: Shutterstock

Assim, se você costuma ingerir alimentos que sejam ricos em gordura ou açúcar, come demasiadamente entre as refeições, e, além disso, não pratica exercícios físicos, saiba que é um grande candidato a apresentar sobrepeso.

Mas outras circunstâncias, como fatores genéticos, estresse, disfunções da glândula tireóide e o uso de determinados medicamentos, também podem contribuir.

Como definir se estou acima do peso?

Para a definição do sobrepeso, utiliza-se o índice de massa corporal (IMC) da pessoa. E como calculá-lo? Divida o seu peso pelo quadrado da sua altura.

Quer um exemplo? Caso você tenha 70kg e 1,60m de altura, para saber seu índice de massa corporal basta você fazer a seguinte equação: 70 / 1,60 x 1,60 – nesse exemplo, o seu IMC será 27,34 kg/m².

Um índice de massa corporal acima de 25 kg/m² caracteriza sobrepeso – ou seja, no exemplo acima você estaria com essa condição. Por outro lado, um índice de massa corporal acima de 30 kg/m² indica obesidade.

Outros sinais que indicam sobrepeso

De forma técnica, a identificação se dá conforme a equação que apresentamos acima. Mas você pode ficar alerta, também, se alguns dos seguintes sintomas aparecerem:

– Baixa resistência física: pessoas nessa condição apresentam menor resistência física, isto é, cansam mais rapidamente e têm dificuldades para respirar quando realizam esforços físicos. Isso ocorre em razão do aumento da gordura abaixo do diafragma e da parede torácica, que podem exercer pressão sobre os pulmões.

– Suor: esse é outro sintoma clássico. Como as pessoas com sobrepeso possuem uma superfície corporal insuficiente se comparada ao peso, não conseguem eliminar adequadamente o calor, e por isso estão mais propensas a suar do que as pessoas com peso normal.

– Problemas articulares: estar acima do peso reflete em outras partes do nosso corpo, e quando ele é constante, isso é ainda pior. Nessas condições, é possível que haja uma sobrecarga sobre as articulações e sobre a zona inferior da coluna vertebral. Sem dúvidas isso pode acarretar dor e até alguma lesão.

– Dificuldades de sono: como já dissemos, o sobrepeso interfere na capacidade respiratória que, por sua vez, pode interferir no sono da pessoa. É possível que haja uma parada momentânea da respiração, a famosa apneia do sono, e isso irá afetar seu sono e dar bastante sonolência ao longo do dia.

– Baixa autoestima: também pode ser um indicativo, já que com o peso acima do adequado podemos acabar tendo diversas limitações no dia a dia, e além disso estarmos insatisfeitas com nosso próprio corpo.

Portanto, se você apresentar alguns desses sintomas, é interessante que se pese e faça o cálculo que indicamos acima, para saber se o seu peso está adequado. Caso não esteja, procure um especialista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!