Estética

Qual o melhor tratamento para estrias? Conheça as opções

Por Redação Doutíssima 24/08/2014

Estrias são um transtorno na vida de muitas mulheres. Depois que aparecem, é uma missão muito difícil se livrar delas. Existem tratamentos que prometem amenizar o problema, mas é importante entender o que cada um deles faz para obter os melhores resultados.

Como escolher o melhor tratamento para estrias

Pessoas com estrias recentes podem ter resultados satisfatórios apenas com cremes à base de ácidos, porém, quem possui estrias mais antigas, que já estão com uma coloração branca, precisa recorrer a procedimentos mais abrasivos. O melhor tratamento para estrias em cada caso deve ser recomendado pelo dermatologista.

melhor-tratamento-para-estrias

Terapias tópicas são o melhor tratamento para as estrias mais recentes na pele. Foto: Shutterstock

Causas das estrias

Elas podem ocorrer durante a gravidez, pelo aumento da massa muscular ou ganho de peso rápido e de forma descontrolada, e também durante a puberdade. Nestes casos, pode acontecer uma ruptura das fibras elásticas da pele, que são as estrias propriamente ditas.

Além disso, há outros fatores que podem causar estrias como, por exemplo, uma predisposição genética ou distúrbio hormonal.

Os locais onde as estrias aparecem normalmente são aqueles onde há um maior acúmulo de gordura, como o abdômen, peito, coxas e nádegas. Porém, isso não significa que elas não podem aparecer em outras partes do corpo.

4 opções para escolher o melhor tratamento para estrias

Veja quais são os principais métodos para acabar com elas, converse com o seu médico e escolha o melhor tratamento para estrias.

Creme

As terapias tópicas são o melhor tratamento para estrias recentes, durante a fase inflamatória, que tem a aparência avermelhada e fina.

Algumas substâncias podem ajudar, como: retinóides, vitamina C e ácidos hidroxi-α, ácidos naturais encontrados em alimentos ricos em glicólico, lático, cítrico, tartárico, e málico. Existem várias soluções que possuem combinações destes ingredientes.

O trabalho dos retinóides é aumentar a produção de colágeno, promovendo a renovação celular. A vitamina C e os ácidos hidroxi-α, também são propostas interessantes para aumentar a produção de colágeno.

Peeling

Outro tratamento para as estrias são os peelings, que podem amenizar o problema. A técnica usa ácidos mais concentrados sobre a pele, promovendo a renovação celular.

Geralmente estes ácidos são combinados com outras técnicas como o peeling de diamante e de cristal, onde acontece uma esfoliação local para potencializar a produção de colágeno e novas células.

Este tratamento deve ser feito em clínicas de estética e pode ser recomendado pelo seu dermatologista quando as estrias ainda não são brancas e profundas.

Dermoabrasão

Este tipo de tratamento envolve um dispositivo que promove uma raspagem da pele através de uma ponteira feita de cristais. Em seguida, um tubo de vácuo remove os cristais e as células mortas da pele.

A dermoabrasão remove suavemente camada superior da pele, estimulando o crescimento de uma pele nova e mais elástica. Esta terapia é uma opção para as estrias mais antigas.

Laser

O surgimento da tecnologia a laser no tratamento de estrias revolucionou o mercado estético, já que pode tratar em sua fase inicial e as estrias brancas.

Existem muitos tipos de lasers que facilitam a estimulação de colágeno, e por isso eles são conhecidos como o melhor tratamento para estrias, podendo trazer resultados satisfatórios desde a sua primeira sessão em estrias recentes e vermelhas. Apesar disso, a técnica é mais indolor do que outros tipos de procedimento.

O que você acha do assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!