Estética

Ácido retinóico envelhece? Entenda a polêmica que divide especialistas

Por Redação Doutíssima 25/08/2014

Você já deve ter ouvido falar que produtos com ácido retinóico são ótimos para vários problemas de pele, como as rugas e a acne. Porém, alguns especialistas alertam que o ácido retinóico envelhece, pois pode causar uma inflamação crônica, levando ao envelhecimento precoce.

O assunto está dividindo o mundo da beleza. Quem está certo? Leia mais sobre o assunto e veja se realmente o ácido retinóico envelhece.

ácido-retinóico-envelhece

Ácido retinóico é encontrado em cremes justamente contra o envelhecimento. Foto: Shutterstock

O que são os retinóides

Os retinóides são um grupo de substâncias que são derivadas da vitamina A. Existem diferentes tipos de retinóides encontrados em produtos de cuidados da pele, incluindo a tretinoína ou ácido retinóico.

Durante anos, o ácido retinóico foi considerado como sendo um dos melhores produtos antienvelhecimento. Isso porque muitas pesquisas demonstraram que os efeitos desta substância pode acelerar a renovação celular, além de suavizar rugas, manchas solares e estimular a produção de colágeno.

Ideia contrária à de que o ácido retinóico envelhece

A prescrição de cremes que contenham ácido retinóico começou cerca de 40 anos atrás, como um tratamento tópico para pacientes com acne grave. Em seguida, os dermatologistas notaram que a acne não foi a única coisa que teve uma melhora, já que as manchas de sol e rugas também desapareceram.

Isso acontece porque em primeiro lugar, a substância aumenta a produção de células na camada superior da pele, por isso, ajuda a renovar a pele, que parece mais suave e jovem. Ele também tem um efeito positivo sobre a produção de colágeno. Como resultado, a pele parece mais saudável.

Além disso, ele ajuda a reduzir a pigmentação resultante dos danos do sol. No entanto, a concentração deste ácido em diversos produtos é pequena, por isso você não vai conseguir milagres. Os resultados mais visíveis são vistos com o ácido retinóico prescrito por um médico dermatologista.

Reforço à tese de que o ácido retinóico envelhece

Segundo um estudo publicado no British Journal of Dermatology, sim, o ácido retinóico envelhece. O estudo britânico revelou que o abuso deste tipo de ácido pode ter um efeito contrário ao esperado e envelhecer.

Este resultado foi obtido pela comparação de três concentrações do produto e a aplicação nos voluntários três vezes ao dia, durante dois meses. Em exames periódicos, os pesquisadores descobriram que os voluntários que usaram uma concentração igual ou maior que 0,025%, apresentaram inflamações e redução da produção do colágeno.

Por isso, eles indicam que o grande problema está nesta inflamação causada pelo excesso da substância e, por isso, concluíram que o ácido retinóico envelhece quando usado em grande quantidade.

Mas a partir desse estudo, dermatologistas indicam que basta controlar a quantidade deste ácido para combater este efeito rebote.

Há quem acredite que é preciso a descamação da pele para que o tratamento faça efeito, mas é exatamente por isso que os cientistas britânicos afirmam que o ácido retinóico envelhece: devido as suas altas concentrações que liberam células inflamatórias.

Com isso, o organismo libera proteínas que destroem o colágeno, o que promove o envelhecimento da pele. Por isso, é sempre necessário consultar um dermatologista de confiança para avaliar a necessidade do uso e quantidade ideal desta substância.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!