Receitas

Lasanha de aveia : Para comer sem se preocupar

Por Redação Doutíssima 26/08/2014

A receita de lasanha de aveia é uma ótima alternativa para aqueles que gostam de berinjela, abobora, manjericão e, é claro, aveia. Estes principais ingredientes desta receita tornam o prato mais saudável e mais saboroso.

A aveia, por exemplo, é rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas importantíssimos para o funcionamento do nosso organismo. Já a berinjela é rica em antioxidantes e auxilia na , aceleração do metabolismo, o que auxilia na perda de peso. A abobrinha é conhecida por ser rica em fosforo e vitaminas, além de ser  diurético e fonte de cálcio e magnésio. Confira a receita

lasanha de aveia

Ingredientes da massa

160 g de farinha de aveia

40 g de farinha de trigo

2 ovos

Modo de preparo

O primeiro passo é juntar as farinhas numa tigela, fazer uma cova no centro e acrescentar os ovos e 2 colheres (sopa) de água. O segundo passo é misturar bem os ingredientes e mexer até que a massa fique lisa e uniforme. Abra a massa com um rolo e corte-a em retângulos do mesmo tamanho.

* Uma outra opção : Existe massa à venda, em embalagens, pronta para cozinhar, antes de preparar o tabuleiro.

Ingredientes do Molho:

3 kg de tomate italiano sem pele e semente

5 dentes de alho picados

3 colheres (sopa) de azeite

Folhas de 1 ramo de manjericão lavadas

Sal a gosto
Modo de preparo

O primeiro passo é bater os tomates na liquidificadora formando um puré e fritar levemente o alho no azeite. O segundo passo é acrescentar a polpa de tomate e o manjericão.Ao ferver, ponha em lume brando e cozinhe por cerca de 2 horas, mexendo de vez em quando, ou até reduzir a 1/3 do volume total. Temperar e reservar.

Ingredientes do Recheio:

Sal a à gosto

1 kg de berinjela em rodelas finas

1 kg de abóbora em rodelas finas

¼ de chávena de chá de azeite (50 ml)

Folhas de 4 ramos de tomilho picadas

Folhas de 2 ramos de alecrim picadas

Pimenta-do-reino recém-moída

10 azeitonas picadas

250 g de queijo mussarela ralado

Modo de preparo

O primeiro passo é salpicar um pouco de sal nas berinjelas e deixa-las sobre um prato por 30 minutos, com um peso em cima, para sair o amargor. Lave-as e guarde. O segundo passo é  colocar as fatias de berinjela e de abóbora num tabuleiro e temperar com o azeite, tomilho, alecrim, sal e a pimenta. Aqueça bem uma frigideira grande e frite-as até ficarem douradas. O terceiro passo é espalhar uma camada de molho num tabuleiro e colocar 4 fatias de massa e, por cima, fatias de berinjela e abóbora, azeitona. Polvilhe um pouco de queijo mussarela. O ultimo passo é repetir o mesmo processo até acabar os ingredientes, finalizando com o queijo mussarela; levando ao forno, pré-aquecido, a 200°C por 25 minutos coberto com papel-alumínio. Retire o papel e asse por mais 10 minutos para gratinar a lasanha de aveia. Bom apetite!

lasanha de aveia1

Confira também a receita de bolo de aveia sem farinha :

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!