Dieta

Potencialize sua dieta! Conheça 9 alimentos que ajudam a emagrecer

Por Redação Doutíssima 27/08/2014

Manter uma dieta equilibrada e saudável é o que todos nós precisamos se quisermos perder peso com saúde e, principalmente, conseguir manter os resultados. Mas e se mais do que matar a fome, os alimentos se tornassem seus aliados nesse processo? Pois saiba que é possível controlar a dieta por meio da ingestão de alimentos que ajudam a emagrecer.

alimentos-que-ajudam-a-emagrecer

Salmão pode substituir a carne vermelha, pois não possui gorduras saturadas. Foto: Shutterstock

9 alimentos que ajudam a emagrecer

Aveia

Esse grão está no topo da lista dos alimentos que ajudam a emagrecer. Isso porque, além de controlar a fome, a aveia é eficiente na desintoxicação do seu organismo. Por ser rico em fibras solúveis, acaba ficando mais tempo no estômago, resultando em um gel que absorve moléculas de açúcar e gordura e elimina pelas fezes.

Salmão

De extrema importância para o organismo, devido à sua concentração de ômega 3 que auxilia na melhora da memória e na manutenção de picos de estresse (que geram o hormônio cortisol que é vilão da dieta), o salmão compõe a lista de alimentos que ajudam a emagrecer também por ser uma boa sugestão de substituição da carne vermelha, uma vez que não possui gorduras saturadas.

Arroz integral

Se você está procurando por alimentos que ajudam a emagrecer, saiba que a troca do arroz branco pelo integral é muito sábia. Meia xícara do grão integral contém 1,7 g de amido resistente, um carboidrato saudável, que ajuda o metabolismo a queimar gorduras além de fornecer bastante energia.

Feijão

Já que falamos de arroz, quer coisa melhor do que combinar seu arroz integral com uma concha de feijão? A mistura resulta em uma refeição com alta concentração de fibra solúvel, o que reflete em uma sensação de saciedade por mais tempo.

Pera

Essa fruta é eficiente na lista dos alimentos que ajudam a emagrecer, pois fornece até 15% da quantidade diária recomendada de fibras. Além disso, já é cientificamente comprovado que pessoas que comem três peras por dia perdem peso devido ao consumo moderado de calorias em relação à sensação de saciedade.

Quinua

Esse grão é rico em proteínas e fibras, tem baixo índice glicêmico e não contém glúten. E o que tudo isso significa? Que o seu consumo é capaz de oferecer saciedade prolongada e fornecer energia, visto que seus carboidratos são metabolizados lentamente.

Banana

Além de compor a lista dos alimentos que ajudam a emagrecer, a banana ainda é benéfica ao coração. Seu consumo acelera o metabolismo por causa da concentração de amido.

Iogurte natural

E já que estamos falando de metabolismo acelerado, as bactérias do bem que podem ser encontradas no iogurte natural são capazes de melhorar a flora intestinal e a absorção de nutrientes. Assim, você sente menos fome, a barriga desincha e o metabolismo fica mais acelerado.

Chá-verde

Conhecido dos adeptos de dietas, o chá verde, além de melhorar a digestão, ainda acelerar o processo de queima de gordura. É ideal para quem quer emagrecer, e não precisa ser consumido com moderação: até cinco xícaras é considerado uma quantia aceitável.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!