Clínica Geral

Crioterapia para tirar verrugas é método considerado eficaz

Por Redação Doutíssima 28/08/2014

Você talvez nunca tenha ouvido o termo crioterapia mas, com certeza, sabe o que ela faz. A crioterapia consiste em uma técnica terapêutica muito usada em sessões de fisioterapia que se vale da utilização de gelo ou temperaturas muito baixas para que haja um controle da dor e de inflamações. Quando um local está inflamado ou lesionado, é normal que ele esteja inchado, vermelho e quente. Por isso a crioterapia irá diminuir estes sintomas, facilitando a recuperação da inflamação ou lesão.

Mas os usos da técnica não são apenas terapêuticos: é possível explorar o procedimento por meio da crioterapia estética para emagrecer, combater a celulite e a flacidez ou retirar verrugas. Nesse caso, as principais aplicações são a remoção de verrugas provenientes da contração do HPV com a crioterapia para tirar verrugas.

crioterapia-para-tirar-verrugas

Uso da crioterapia para tirar verrugas ajuda a evitar lesões nas mãos. Foto: Shutterstock

Nitrogênio líquido na crioterapia para tirar verrugas

A crioterapia é considerada um ótimo método para a eliminação das verrugas. Diferente do que acontece com o uso fisioterapêutico, em que são aplicadas bandas frias, o método da crioterapia para tirar verrugas consiste na aplicação de um spray de nitrogênio líquido para resfriamento da região. Esse spray , a quase 200 graus negativos diretamente sobre a verruga e numa pequena região à sua volta, causa o congelamento da região.

Com o congelamento dessa região por meio da técnica da crioterapia para tirar verrugas, não apenas a verruga será congelada mas também o seu vírus causador, cortando assim o problema pela raiz. Em cerca de uma semana, a verruga tende a cair, deixando a pele lisinha e sem cicatrizes. Clinicamente o indicado é que seja feita uma sessão de tratamento para as verrugas pequenas, enquanto a recomendação é de 3 a 4 sessões para as verrugas de um tamanho maior.

Crioterapia para tirar verrugas deve ser feita com dermatologista

Ainda que alguns produtos que você encontra na farmácia se comprometam em fornecer uma eficaz crioterapia para tirar verrugas, as sessões devem ser realizadas pelo médico dermatologista, com o espaço de tempo de aproximadamente 1 mês, que é o tempo suficiente para a verruga cair e o tecido cicatrizar-se completamente deixando a pele apta para um novo tratamento.

Ainda que você consiga comprar produtos para crioterapia para tirar verrugas sem receita na farmácia, toda a cautela na hora da aplicação por conta ainda é pouca: ao invés de uma simples verruga, você pode estar desenvolvendo alguma lesão mais séria, que necessite de outro tipo de tratamento. Por isso, se você tem alguma dúvida sobre este diagnóstico e qual a melhor maneira de tratar uma verruga ou qualquer outro tipo de lesão, consulte um médico dermatologista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!