Estética

Lábios rachados: o que fazer e não fazer nesses casos

Por Redação Doutíssima 28/08/2014

O frio que marca as estações do outono e do inverno em algumas regiões do país tem como característica também a maior agressão à pele. Aparência ressecada e lábios rachados são alguns dos problemas enfrentados em razão das baixas temperaturas.

Lábios rachados no frio e no calor

No entanto, isso não ocorre apenas no frio. Nos dias quentes, é a vez do sol castigar a pele. As áreas mais sensíveis do corpo são as que mais sofrem com os períodos rigorosos de cada estação. Nesse cenário, a boca acaba sempre exposta às variações climáticas, que estão entre as principais causas de ocorrência de lábios rachados.

labios-rachados

Uma boa opção para lubrificar os lábios é usar produtos à base de manteigas. Foto: Shutterstock

Aparência afetada

Leve em conta que os lábios precisam de cuidados o ano todo, pois são tão frágeis que facilmente ficam ressecados e acabam rachando e descamando, gerando um aspecto nada agradável.

Além do desconforto que a sensação de lábios rachados traz para a pessoa, também é perceptível o problema no rosto que fica com uma aparência abatida e sem vida. E não adianta tentar esconder nem com batom, pois o problema pode ficar ainda mais evidente visto que algumas cores salientam as rachaduras.

Mas não apenas de causas climáticas vivem os lábios que racham. Existem outras causas que fazem com que eles ressequem. São elas: alergias, reações a algumas medicações, alterações hormonais, diabetes e até o uso de aparelho dentário. O vício do cigarro também pode causar o problema. Por isso, para amenizar o problema dos seus lábios rachados, uma boa dica é consultar um dermatologista.

Erros e acertos com lábios rachados

O erro mais comum cometido por quem quer amenizar os lábios rachados é um hábito comum e quase automático: passar a língua na região para causar a falsa impressão de lubrificação da região.

No entanto, umedecer a boca com a saliva pode machucar ainda mais, já que a saliva é ácida e pode acentuar as rachaduras. Uma boa saída para lubrificar os lábios é usar produtos à base de manteigas, como as de cacau e karité ou óleos minerais e vaselina.

Aposte também nos batons que já vêm com hidratante e com protetor solar. O gloss também pode ser uma alternativa, porém tem menor fixação e dura menos tempo nos lábios.

Nesses casos, também se faz recomendado uma esfoliação labial. Para isso, procure produtos adequados, pois eles não são os mesmos usados para esfoliar outras partes do corpo, ou opte por receitas caseiras, como misturar meu e açúcar cristal.

Tanto os esfoliantes feitos em casa quanto os comprados nas lojas de cosméticos devem ser sempre aplicados em movimentos circulares bem leves. Depois de remover o produto, aplique um bom hidratante – também labial.

Além dos cuidados estéticos, a alimentação pode influenciar positivamente na prevenção das rachaduras nos lábios. Por isso, não se esqueça de beber bastante água. Mesmo que esse hábito seja mais difícil durante os dias frios, é essencial para evitar os lábios rachados e traz inúmeros benefícios para toda a pele e para o organismo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!