Filhos

Veja a importância de atividades físicas para crianças

Por Rafaella Dias 29/08/2014

Vivemos num mundo conturbado e moderno, onde os aparelhos eletrônicos, como vídeo games, acabaram tomando conta do tempo livre de nossas crianças, invadiram as horas de brincadeiras na rua, cantigas de roda, pular corda, onde o correr, o viver era mais valorizado. É necessário resgatar essa vivência e essa importância de atividades físicas para crianças, para criar oportunidades de se movimentarem de forma prazerosa e com muito movimento, desenvolvendo as capacidades físicas e motoras.

atividades físicas para crianças

foto: shutterstock

 

Quais são os benefícios das atividades físicas para crianças?

As atividades físicas para crianças contribuem para desenvolver habilidades motoras como força, agilidade, coordenação e equilíbrio. Todos nós devemos vivenciar atividades físicas durante toda a vida, mantendo um estilo de vida ativo, assegurando saúde, qualidade de vida e lazer.
Em especial desde a infância, devem ser estimuladas atividades físicas para crianças para que elas gostem de se movimentar desde cedo, além de serem motivadas para que estas se tornem parte integrante de seu cotidiano.

Os pais possuem um papel fundamental para o desenvolvimento de seus filhos e cabe a eles estimularem seus filhos a fazerem exercícios, criar oportunidades de brincarem juntos em casa e em praças públicas. Nas escolas existe essa preocupação em estimular a prática, com aulas lúdicas, jogos cooperativos e competições. O esporte deve ser oportunizado de forma saudável, lúdica, sem o caráter puramente competitivo, mas buscando aprimorar os movimentos do corpo. É importante ressaltar que as atividades físicas para crianças estimuladas devem provocar prazer e não ser algo obrigatório, dessa maneira eles conseguem extravasar suas angustias, e tornarem crianças mais alegres e comunicativas, e prevenir doenças como obesidade, diabetes, depressão, problemas pulmonares e etc.

A atividade física tem diversos benefícios, dentre eles:

• Auxiliar no desenvolvimento cognitivo ou inteligência;
• Estimular o convívio com outras pessoas, comunicação;
• Conhecer e dominar o próprio corpo, melhor coordenação;
• Elevar a autoestima;
• Incorporar hábitos saudáveis como alimentação adequada, esporte e atividades de lazer;
• Desenvolvimento de autonomia e formação de caráter;
• Prevenção de doenças;

Qualquer que seja o esporte praticado, ele pode ser praticado tanto por meninos quanto por meninas, cabe aos pais e a escola intervir para que não exista esse preconceito e a criança tenha o livre arbítrio para escolher a atividade que mais lhe agrada. O importante é permitir que a criança pratique atividades que lhe traga prazer e possa vivenciar o máximo de movimentos motores possíveis.

Fontes Consultadas:
Revista Educação Física
www.revistaeducacaofisica.com.br

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil
www.scielo.br
Portal de Educação Física

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!