Estética

Fotodepilação funciona como uma remoção progressiva dos pelos. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 30/08/2014

A remoção dos pelos indesejáveis ​​é uma preocupação muito comum entre os homens e as mulheres. Há várias décadas, as pessoas têm usado muitos métodos ​​para eliminar esses pelos: a depilação com cera, os cremes depilatórios, as lâminas etc. Todos esses métodos, porém, possuem o mesmo problema, já que com qualquer um deles os pelos voltam a crescer com muita rapidez. Não é diferente com a fotodepilação, mas será que a fotodepilação funciona?

Conheça a fotodepilação

A cada dia que passa as pessoas buscam alternativas mais eficazes e cujos resultados sejam mais duradouros. Nesse cenário, a fotodepilação se tornou o tratamento mais usado para essa finalidade.

Esse método, que usa a luz intensa pulsada, é muito mais rápido e seguro, e além disso remove os pelos por muito mais tempo do que outras técnicas – isto é, ao usá-lo você não precisará se preocupar tão logo em fazer outra remoção.

fotodepilação-funciona

Entender como a fotodepilação funciona pode ajudar a optar pelo método. Foto: Shutterstock

Se você está procurando uma solução definitiva na remoção de pelos, veja como a fotodepilação funciona e em que casos ela é indicada.

Como a fotodepilação funciona?

O cabelo e a pele são de cores diferentes, porque o pigmento melanina, que dá cor a ambos, pode aparecer em quantidades diferentes em cada pessoa. Quanto mais melanina, mais escuro é o cabelo ou o pelo.

É com base neste princípio que a fotodepilação funciona: usa-se da fototermólise seletiva, onde uma luz intensa pulsada se converte em calor e consegue alcançar através da melanina o folículo piloso. Assim, esta ação evita o crescimento do pelo.

Informações importantes

Esta é a teoria sobre a qual a fotodepilação funciona, mas podem haver algumas ressalvas:

– Os resultados são progressivos, isso porque os pelos possuem diferentes estágios de crescimento. No início, ainda não são visíveis e ficam fora do alcance da luz. Portanto, cada zona deve passar por várias sessões de fotodepilação.

– Os resultados podem ser mais demorados quando os pelos são louros ou brancos, já que absorvem menos luz, em razão da menor quantidade de melanina. Outro fator é a pele escura, que pode absorver a luz dirigida para o pelo e ocasionar queimaduras. A solução para estes casos é usar a luz intensa pulsada.

Como a sessão de fotodepilação funciona?

Durante uma sessão de fotodepilação, um equipamento que emite a luz intensa pulsada é utilizado na região onde se deseja a remoção dos pelos, como pernas, axilas, virilhas, etc. Com a pele limpa, o equipamento é colocado sobre a pele e, assim, é lançado um feixe de luz, que provoca a ação do tratamento nos pelos. Quanto maior a região, mais tempo demora a sessão. A maioria das pessoas não sente dor, mas podem sentir um desconforto durante a aplicação.

Mas a fotodepilação funciona desde a primeira sessão? A resposta é não. A fotodepilação é um tratamento progressivo, ou seja, precisa de várias sessões para ver os resultados, que podem variar entre 8 a 12 sessões, com um intervalo de 30 dias entre cada sessão. Depois da última sessão é possível perceber a eliminação de 70% a 90% dos pelos. Mas este resultado não é definitivo e necessita de algumas sessões de manutenção anuais.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!