Clínica Geral

Conheça os principais cuidados com a voz e evite doenças

Por Redação Doutíssima 01/09/2014

Toda manhã você cuida da sua pele, do seu corpo e da sua alimentação. Com isso, você utiliza muito do seu tempo para manter esta rotina de cuidados. Mas você reserva algum tempo para cuidar da sua voz? Sim, ela também precisa de muitos cuidados, já que o desleixo pode resultar em algumas doenças.

Profissionais que precisam ter cuidados com a voz

Um erro muito comum é pensar que apenas pessoas que utilizam muito a voz, como cantores, professores e palestrantes, precisam ter cuidados com a voz. A verdade é todas as pessoas necessitam cuidar, já que alguns hábitos comuns podem prejudicar as nossas cordas vocais.

cuidados-com-a-voz

Ter cuidados com a voz é importante para a saúde do dia a dia. Foto: Shutterstock

Acredita-se que cerca de 7,5 milhões de pessoas sofrem de doenças ou distúrbios da voz. Veja quais os principais cuidados com a voz, quais hábitos podem prejudicá-la e como identificar as doenças vocais.

Problemas que exigem atenção com a voz

As causas mais comuns das doenças de voz incluem infecções do trato respiratório, nódulos ou papilomatose laríngea, câncer de laringe, doenças neuromusculares, condições psicogênicas devido a um trauma psicológico e mau uso e abuso das pregas vocais.

Segundo um estudo realizado em 2006, mais de 50% dos distúrbios da voz são causados pelo mau uso ou abuso das pregas vocais e, por isso, é necessário saber quais os cuidados necessários para que isso não aconteça. A maioria dos problemas de voz são reversíveis e podem ser tratados com sucesso quando diagnosticado precocemente.

Principais cuidados com a voz

– Limite o consumo de bebidas que contenham álcool ou cafeína. Estas substâncias agem como diuréticos e pode deixar o corpo desidratado, deixando a nossa garganta seca. O álcool também irrita as membranas que revestem a garganta.

– Beba muita água: manter a hidratação é um dos principais cuidados com a voz.

– Evite fumar. Pessoas que fumam são um grupo de risco para o câncer das pregas vocais.

– Pratique boas técnicas de respiração ao falar. É importante apoiar a sua voz com respirações profundas do diafragma, a parede que separa o tórax do abdômen.

– Evite comer alimentos picantes. Eles podem fazer com que o ácido do estômago volte para a garganta e esôfago, o que conhecemos como refluxo.

– Use um umidificador em sua casa. Isto é especialmente importante no inverno ou em climas secos.

– Tente não usar demais a sua voz. Evite falar ou cantar quando sua voz está rouca.

– Procure incluir em seu cardápio alimentos como os grãos integrais, frutas e vegetais. Esses alimentos contêm vitaminas A, E e C, que ajudam a manter saudáveis as membranas que revestem a garganta.

– Evite falar em locais com muito barulho, este pode ser um dos mais importantes cuidados com a voz. Já que isso pode causar uma tensão na voz.

– Evite antissépticos bucais que contenham álcool ou substâncias químicas irritantes.

– Não grite. Muita gente não sabe, mas este é um dos principais cuidados com a voz. Quando for falar em público, use um microfone.

– Quando sentir vontade de pigarrear, engula a saliva várias vezes ou beba um pouco de água. Esta ação provoca um forte atrito nas pregas vocais, o que pode causar irritação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!