[the_ad_group id="16401"]
Especialidades

Osteoporose na coluna pode ser tratada e prevenida. Veja como!

Por Redação Doutíssima 01/09/2014

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda da massa óssea, e que traz como consequência um osso mais frágil e que pode ser fraturado com maior facilidade – o que resulta em dores e deformidades. O problema, de acordo com algumas pesquisas, atinge até um terço da população com mais de 65 anos de idade e se torna mais grave em casos de osteoporose na coluna.

Como surge a osteoporose

A causa e a origem da osteoporose são fáceis de entender. O osso é um tecido que está em constante processo de destruição e remodelação – ou seja, o osso velho é “destruído” e, então, substituído por um novo.

osteoporose-na-coluna

Consultar um médico regularmente é importante para detecção precoce da doença. Foto: Shutterstock

Estudos indicam que, até os 40 anos de idade, a formação do novo osso supera a destruição do antigo, mas a partir daí essa proporção é invertida – e começam os problemas. A intensidade da perda varia de pessoa para pessoa.

Essa condição pode atingir os diversos ossos do corpo humano, mas em alguns os sintomas são mais sentidos. É o caso da osteoporose na coluna, uma das mais frequentes e que mais incomoda aqueles que são vítimas dela. É possível prevenir o aparecimento da osteoporose na coluna e caso você seja vítima dela, há uma série de tratamentos disponíveis. Confira abaixo.

4 dicas de prevenção da osteoporose na coluna

Nutrição adequada

É preciso ingerir bastante alimentos que contenham cálcio e vitamina D, como o leite por exemplo. Para os idosos, é recomendado tomar suplementos. Vale, também, evitar o consumo de álcool ou o uso de tabaco.

Prática de exercícios físicos

O sedentarismo é um grande aliado da osteoporose. Por isso, é bom procurar sempre fazer uma atividade física adequada à sua idade. Isso irá aumentar sua coordenação e a potência dos músculos, além de trabalhar o equilíbrio.

Prevenir quedas

Contra a osteoporose na coluna, utilize calçados adequados, solucione problemas de visão, ilumine bem todos os cômodos da casa.

Faça densitometria óssea regularmente

É importante, já que se alguma alteração for detectada, o tratamento poderá começar desde cedo e terá melhores resultados.

Opções de tratamento da osteoporose na coluna

Tratamento conservador

Esse tratamento visa evitar que a osteoporose na coluna avance – isto é, evitar que dela decorra uma lesão ou uma nova lesão. Para isso, é importante uma dieta balanceada e rica em cálcio, além de ter todos os cuidados que citamos acima quanto à prevenção da doença.

Em alguns casos é possível que o profissional prescreva alguns medicamentos eficazes e que bloqueiem a perda da massa óssea, estimulando a formação de novos ossos.

Os resultados demoram a aparecer e por isso é importante estar preparado para um bom período de tratamento. Além disso, é possível que diante do aparecimento de uma fratura, ela seja especificamente tratada, observadas as peculiaridades de uma pessoa com osteoporose.

Tratamento cirúrgico

É um tratamento reservado para os casos mais severos e seus principais objetivos envolvem o alívio da dor, a estabilização da vértebra que restou fraturada, a redução de eventual deformidade e o alinhamento da coluna. Além disso, talvez seja necessária a descompressão que pode ocorrer sobre a medula espinhal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]