Receitas

Sopa de inhame é receita muito nutritiva. Veja como fazer!

Por Redação Doutíssima 01/09/2014

Nos dias frios, nada melhor de do que uma refeição bem quentinha para aquecer. A receita preferida neste dia é a tradicional sopa, que além de ser uma opção leve em calorias, pode trazer muitos outros benefícios ao nosso organismo. Uma destas receitas que podem fazer bem à saúde é a sopa de inhame, que se utiliza deste alimento e de outros ingredientes antioxidantes, que podem até ser eficazes contra uma série doenças.

Veja neste artigo como preparar uma deliciosa receita de sopa de inhame e também conheça todos os benefícios deste alimento para a sua saúde.

sopa-de-inhame

Presença do inhame na sopa garante os benefícios das fibras e pouco açúcar. Foto: Shutterstock

Benefícios da sopa de inhame para a saúde

Embora muitas pessoas não gostem muito da ideia de consumir carboidratos, o inhame é do tipo complexo e também rico em fibras alimentares, o que garante uma absorção lenta, afim de manter os níveis de açúcar no sangue.

Por isso, ele é conhecido como um alimento de baixo índice glicêmico. A vitamina A, presente no inhame, pode manter a pele saudável, aumentar a visão noturna, fortalecer os ossos e proporcionar proteção contra os cânceres de pulmão e de boca.

Mas os benefícios da sopa de inhame não param por aqui. O alimento base desta receita é uma boa fonte de vitamina C, com 27% do valor diário recomendado para combater infecções, como gripes e resfriados. Além disso, pode atuar na cicatrização rápida, como um antienvelhecimento e na melhora da função imunológica.

Os chineses, os coreanos e os japoneses usam o alimento como fonte de cura há milhares de anos, pois ele acelera o processo de cura quando aplicado em furúnculos e abcessos, mas também é utilizado para estimular o apetite e aliviar sintomas respiratórios.

Mesmo com todos estes benefícios, a menos que esteja cozido, o inhame pode conter toxinas. Por isso, a melhor forma de comer o alimento é através da sopa de inhame. Veja a seguir como fazer esta delícia.

Receita de sopa de inhame

Ingredientes

– 1 e ½ de inhame

– 1 cebola picada

– 2 talos de aipo picados

– 2 dentes de alho picados

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva

– 1 colher de sopa de gengibre fresco picado fino

– ½ colher de chá de pimenta caiena

– 1 colher de chá de cúrcuma em pó

– 1 colher de chá de cominho em pó

– 1 litro de caldo de legumes

– 1 xícara de leite de coco

Como fazer

Aqueça o azeite em uma panela grande, em fogo de médio a alto. Depois, adicione a cebola, o aipo e o alho. Refogue até ficar macio. Adicione o curry, o açafrão e a pimenta caiena.

Mexa até que todos os ingredientes estejam bem misturados, por cerca de dois minutos. Junte o inhame e deixe ferver até que estejam macios, cerca de 30 a 40 minutos. Retire do fogo. Despeje o conteúdo em um liquidificador e bata até ficar homogêneo.

Para terminar sua sopa de inhame, volte com a mistura ao fogo e adicione o leite de coco e o gengibre. Mexa e deixe ferver até que esteja pronto para servir.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!