Dica do Nutricionista

6 dicas importantes para você ter sucesso na dieta

Por Redação Doutíssima 02/09/2014

Perder peso não é uma tarefa fácil. Por esta razão, muitas pessoas tentam fazer dieta, mas não têm êxito no objetivo. Há uma abundância de razões pelas quais manter a dieta pode ser difícil – por isso, se você quer perder peso, precisa fazer isso da maneira certa, e pelas razões corretas. Veja 6 dicas úteis sobre como ter sucesso na dieta.

sucesso-na-dieta

Ter sucesso na dieta garante a você a melhor forma. Foto: Shutterstock

Como ter sucesso na dieta

1. Faça da perda de peso um compromisso

O emagrecimento permanente leva tempo e demanda muito esforço e compromisso vitalício. Certifique-se de que você está pronto para fazer mudanças permanentes e que está fazendo pelas razões certas.

Para ter sucesso na dieta,é preciso ter foco e uma grande quantidade de energia física e mental para mudar seus hábitos. Então, reveja como você está planejando as mudanças no seu estilo de vida. Quando estiver tudo preparado, escolha uma data e comece.

2 . Encontre a sua motivação

Ninguém pode emagrecer por você. Por isso, comprometer-se com a dieta e com os exercícios físicos deve partir de si própria. Faça uma lista do que é importante para manter você sempre motivada e focada.

Em seguida, encontre uma maneira de se certificar que estes fatores motivacionais estejam ao seu alcance durante os momentos de tentação. Que tal colocar o motivo do seu emagrecimento na porta da geladeira, por exemplo?

3. Defina metas realistas

Pode parecer óbvio, mas é preciso definir uma meta de peso que você vá conseguir alcançar para ter sucesso na dieta. O que é ser realista? Se você quer perder peso a longo prazo, procure reduzir de 0,5 a 1kg por semana. Quando você está definindo suas metas, pense em objetivos para ter durante o processo e ao final. Uma meta para durante o processo de emagrecimento é, por exemplo, se exercitar todos os dias. Já perder 30 quilos é um exemplo de um objetivo final.

4. Desfrute dos alimentos saudáveis

Adotar uma nova maneira de se alimentar e que promove a perda de peso inclui reduzir o seu consumo total de calorias. Mas as calorias que você vai consumir não significam abrir mão do sabor, da satisfação ou até mesmo da praticidade no preparo da refeição. Variar o cardápio ajuda a atingir seus objetivos, sem abrir mão de sabor ou nutrição.

Comece por alimentos que você goste e, aos poucos, acrescente outros que você ainda não conhece. Além disso, existem diversas formas de preparar cada alimento e, com certeza, uma delas será agradável ao seu paladar.

5. Mantenha-se ativo

Você pode perder peso sem fazer exercícios, apenas com a restrição alimentar. Mas, se você quer ter sucesso na dieta, é preciso exercício. Ele é o grande segredo, já que queima o excesso de calorias e, além disso, oferece inúmeros benefícios à saúde, como a melhora no humor, fortalecimento do sistema cardiovascular e redução da pressão arterial.

Qualquer movimento extra pode ajudar a queimar calorias. Por isso, pense em quais maneiras você pode incluir a atividade física ao longo do dia.

6. Mude a sua perspectiva

Não é o suficiente comer alimentos saudáveis ​​e exercícios por apenas algumas semanas, ou até meses, se você quer ter sucesso na dieta. Estes hábitos devem tornar-se um modo de vida.

Na verdade, o desafio de emagrecer e manter-se no peso desejado é algo para toda a vida, já que, se consumirmos mais calorias do que queimamos todos os dias, iremos ganhar peso. Pense que você não está de dieta e, sim, adotando este estilo de vida que só fará bem para a sua saúde.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!