[the_ad_group id="16403"]
Relacionamento

Entenda qual é o papel dos pais na educação das crianças

Por Redação Doutíssima 02/09/2014

Não é novidade para ninguém que a família é o primeiro âmbito na educação das crianças. E isso não acontece apenas porque é ali que o ser humano passa os primeiros anos de sua vida, mas também porque é nesse seio que se desenvolvem aspectos importantíssimos na formação do seu caráter, dos seus princípios, dos seus valores e dos seus hábitos. Você consegue compreender corretamente qual o papel dos pais na educação das crianças?

Papel dos pais na educação é importante

Não há lugar melhor para educar do que no próprio ambiente da família, e por isso é importantíssimo o papel dos pais na educação das crianças. Nesse âmbito a formação acontece quase sem que a criança se dê conta – aliás, os próprios pais muitas vezes têm dificuldade de entender que ao tomar determinadas atitudes ou dar determinados exemplos, além de exercer seu livre arbítrio, também estão educando seu pequeno.

papel-dos-pais-na-educação

Apoio em casa faz parte do papel dos pais na educação dos filhos. Foto: Shutterstock

Por isso, para começar a cumprir bem o papel dos pais na educação, é preciso dar muito amor, carinho e harmonia as crianças, valores que elas devem saber buscar, preservar e celebrar desde pequenas. Com isso, outros valores importantes como a fraternidade irão se desenvolver automaticamente.

Dar apoio e suporte aos pequenos é fundamental

Em um segundo momento, quando as crianças começam a frequentar o colégio, o apoio é um dos requisitos fundamentais para se ter como cumprido o papel dos pais na educação. Nessa época tão especial para os pequenos, e muitas vezes tão angustiante para os pais que os veem saindo de casa, é preciso dar bastante estímulo na realização das atividades, prestar um apoio emocional, continuar com a educação moral e, por óbvio, auxiliar nas tarefas do colégio.

Antigamente eram os pais que assumiam com exclusividade a educação inicial de seus filhos. Todavia, hoje o mundo mudou bastante e diversos estímulos externos como a televisão, o rádio e a internet estão ao alcance de todos. E é inegável que, às vezes, esses estímulos externos acabam exercendo uma influência negativa sobre a formação dos pequenos.

Por isso, para cumprir o papel dos pais na educação, é importante ter controle sobre os conteúdos aos quais as crianças estão tendo acesso, limitando quando for o caso, e explicando quando algo não ficar muito claro para elas.

Dicas para cumprir o papel dos pais na educação

– Promova o respeito mútuo. Essa é uma das lições morais mais importante que um pai pode ensinar ao filho. É aquele famoso ditado: “não faça com os outros aquilo que não gostarias que fizessem contigo”.

– Dê bons exemplos. Praticar aquilo que pregamos às vezes é muito mais eficaz do que simplesmente falarmos sobre o assunto.

– Seja direto. Quando as crianças são pequenas, muitas explicações podem causar alguma confusão, então o interessante é ir direto ao ponto.

– Faça-os refletir. Através dos questionamentos, é possível fomentar nas crianças a reflexão sobre suas ações e o que elas podem aprender a partir delas.

– Discipline-os. A autoridade de um adulto, no caso do pai ou da mãe, é importante para o desenvolvimento saudável da criança – mas isso não significa o uso da força, e sim a colocação de limites claros e o esclarecimento das consequências quando eles forem transgredidos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]