Dica do Nutricionista

Farinha de berinjela é aliada da dieta e inimiga do colesterol

Por Redação Doutíssima 02/09/2014

Na busca pelo corpo ideal e por mais saúde, sempre estamos em busca de alimentos que contribuam para os nossos objetivos. E a farinha de berinjela vem cada vez mais ocupando espaço nas dietas.

Apesar de quase todas as frutas e vegetais serem ótimas fontes de nutrientes que contribuem para o nosso bem-estar, alguns deles podem ter muito mais benefícios, podendo agir no nosso organismo de diversas formas. Um destes alimentos é a berinjela, que fornece muito minerais, como cálcio, fósforo e ferro e vitamina B5, e é o ingrediente principal em muitas receitas.

farinha-de-berinjela

Farinha de berinjela é aliada do emagrecimento e retarda o envelhecimento. Foto: Shutterstock

Apesar dos pontos positivos desse vegetal, muitas pessoas não gostam do seu sabor, o que fez surgir a farinha de berinjela, que possui os mesmos benefícios, mas de uma forma que agrada a todos. Veja a seguir como ela pode garantir mais saúde para o nosso organismo.

Emagrecendo com a farinha de berinjela

Devido ao seu alto teor de fibras e baixo teor de gordura, a farinha feita a partir da berinjela promove a saciedade, reduzindo, assim, a sensação de fome e ajudando na compulsão alimentar, o que auxilia na perda de peso.

Este fato foi confirmado cientificamente, através de um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante dois meses, 14 mulheres com sobrepeso, entre 30 e 45 anos, foram divididas em dois grupos e submetidas a uma dieta equilibrada.

Na dieta do primeiro grupo, foram adicionadas 4 colheres de sopa de farinha de berinjela e, para o outro grupo não. O resultado revelou que as mulheres que consumiram o suplemento, reduziram 6 kg, enquanto o outro grupo conseguir perder a metade deste número.

Veja outros benefícios da farinha de berinjela

Controle do colesterol

Para muitos nutricionistas, a diminuição dos níveis de LDL (mau colesterol) ocorre devido à eliminação de ácidos biliares pelas fezes. Ao favorecer o trânsito intestinal, a farinha de berinjela melhora a remoção dos ácidos biliares, que são compostos de moléculas de colesterol. O corpo usa o colesterol para produzir mais ácido e, por conseguinte, os níveis são reduzidos.

Melhora a função renal

A farinha possui uma ação diurética, promovendo o bom funcionamento dos rins, devido a sua composição rica em vitaminas e minerais. Portanto, usar este suplemento facilita a remoção de toxinas.

Retarda o envelhecimento

A casca de berinjela, que é mantida no processamento da farinha, é rica em vitaminas A e C, que são substâncias famosas por serem ótimos antioxidantes. Mas o que são antioxidantes? São eles que protegem o nosso organismo dos efeitos dos radicais livres – substâncias produzidas naturalmente pelo corpo que possuem ação degenerativa.

Previne doenças cardiovasculares

A berinjela é uma fonte de flavonóides, que são substâncias que combatem o acúmulo de gordura nas artérias e protegem o sistema cardiovascular. Com isso, ao consumirmos a farinha oriunda da berinjela, corremos menos riscos de doenças do coração, como hipertensão e ataque cardíaco.

Como consumir o suplemento

O consumo da farinha de berinjela é muito simples. Basta adicionar a sua alimentação cerca de 14g ou 4 colheres de sopa do suplemento por dia. A única recomendação é beber mais água, devido à grande quantidade fibras presentes na farinha, o que pode causar constipação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!