Clínica Geral

5 dicas para você lidar melhor com os sintomas da TPM

Por Redação Doutíssima 03/09/2014

É difícil encontrar alguma mulher em fase adulta que nunca tenha sofrido pelo menos uma vez com os sintomas da TPM, a tão conhecida tensão pré-menstrual. Já é clinicamente comprovado que muitos são os sintomas da TPM e que esses sinais afetam não só a qualidade de vida, como também o rendimento em tarefas fundamentais, como estudo e trabalho.

Aprenda a administrar os sintomas da TPM

Ainda que eles sejam bastante incômodos, é possível administrar os sintomas da TPM. O profissional mais indicado para auxiliar você a combater e amenizar o problema é o ginecologista. Porém, algumas dicas podem ser utilizadas sem contraindicações no combate desse quadro. Veja algumas delas a seguir.

sintomas-da-tpm

Alimentação rica em magnésio é opção para amenizar as cólicas durante a TPM. Foto: Shutterstock

Como lidar com os sintomas da TPM em 5 passos

1. Menos sal e cafeína

Para enfrentar os sintomas da TPM, diminua o máximo que você puder a ingestão tanto de sal quanto de cafeína. O sal acaba ajudando a reter líquidos, fazendo com que a mulher se sinta ainda mais inchada. Em contraponto, a cafeína, por ser um estimulante, colabora com a insônia e a consequente irritabilidade.

2. Beba muita água

Esse é um conselho quase que padrão em termos de saúde, no entanto, quando o assunto é TPM,a ingestão de água é fundamental para auxiliar no alívio de sintomas como o edema, o cansaço e até mesmo a acne.

3. Pratique exercícios regularmente

Além de aliviar o estresse e reduzir os níveis de cortisol no sangue, o exercício físico promove a liberação de hormônios do prazer e também equilibra os níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais relaxada e disposta – o que ameniza o incômodo sentido ao longo do período em que se enfrenta a tensão pré menstrual.

4. Cuide do que você come

Fique de olho na sua alimentação e invista na ingestão de alguns alimentos. Uma forma eficiente de diminuir aquela vontade quase que incontrolável de comer doce quando estamos passando ao estar de TPM é por meio da regulação dos níveis de glicose em nosso organismo – naturalmente desestabilizados pelo período.

Para isso, contra os sintomas da TPM, o recomendado é o aumento do consumo de fibras (cereais, frutas, vegetais, leguminosas e frutas secas) nas refeições diárias. As fibras, além de estabilizar os níveis de glicose, também auxiliam nas funções intestinais.

Atente ainda em apostar no consumo de alimentos ricos em ácidos graxos (são dois os ácidos graxos essenciais, um é o ômega 6 e o outro ômega 3, as principais fontes destes ácidos são: peixes, cereais e óleos vegetais como a soja, linhaça, girassol e algodão). Eles também ajudam no processo de desinflamar o organismo e, por consequência, aliviam as dores das mamas e também as dores de cabeça.

Também vale a pena incluir em sua dieta uma alimentação rica em magnésio, pois esse tipo de alimentos, como as castanhas, previnem as cólicas menstruais, sempre tão indesejadas mas presentes nessa fase.

5. Adote a pílula anticoncepcional

Os hormônios contidos na pílula anticoncepcional fazem dela uma aliada no combate à cólica e à TPM. No entanto, apenas o médico está apto a indicar o melhor medicamento para cada necessidade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!