Receitas

Sopa de abóbora é receita com poucas calorias. Veja como fazer!

Por Redação Doutíssima 03/09/2014

Para quem está de olho na dieta ou na busca por uma alimentação saudável, uma boa opção é apostar na inserção de pratos leves e nutritivos como a sopa de abóbora. A abóbora é uma opção facilmente encontrada em praticamente todas as épocas do ano.

sopa-de-abóbora

Gostosa e nutritiva, sopa de abóbora pode ser feita facilmente. Foto: Shutterstock

Sopa de abóbora possui vários nutrientes

Pertencente ao grupo das hortaliças que é composto pelos legumes e vegetais, você pode encontrar na composição nutricional da abóbora os mais variados nutrientes: carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio e vitaminas A, C e E.

Isso tudo faz com que a abóbora seja ótima em termos de poder antioxidante, o que ajuda no combate aos radicais livres. Além disso, incorporar a abóbora no seu cardápio auxiliará na prevenção de doenças cardiovasculares, certos tipos de cânceres, derrames e problemas de visão.

Muito rica em água e fibras – essenciais para o regulamento do intestino – a abóbora pode ser consumida de várias formas: desde refogada até mesmo cozida como sopa de abóbora. A sopa de abóbora, além de todos os benefícios já apresentados, também contém um teor baixíssimo de calorias, sendo indicada para entradas antes do almoço por potencializar sua saciedade.

Receita de sopa de abóbora

A sopa de abóbora também pode ser considerada como uma forma de substituir o jantar por ser altamente nutritiva, leve e não colocará sua dieta em risco. E o melhor de tudo: é fácil de fazer e leva apenas o tempo de cozimento dos ingredientes, o que significa aproximadamente uma hora. São quatro porções de cerca de 150 calorias – bom demais, né?

Então, não perca tempo e anote o que você vai precisar para botar sua sopa de abóbora em prática: três colheres de sopa de azeite, uma cebola pequena picada, duas colheres de chá de gengibre ralado, um filé de aproximadamente 100 gramas de peito de frango, um tomate sem pele cortado em cubos, 300 gramas de abóbora sem casca e cortada em cubos, um litro e meio de água, sal a gosto e uma xícara de chá de macarrão integral tipo conchinha.

Para o preparo da sua sopa de abóbora, você irá precisar de uma panela grande. Nessa panela grande você irá aquecer o azeite e na sequência refogar a cebola. Na cebola refogada acrescente o gengibre, bem como o frango e o tomate e refogue por alguns minutos ou até que o frango doure.

Coloque a abóbora picada e vá acrescentando a água aos poucos bem como o sal conforme sua preferência e gosto. Tampe a panela e mantenha no fogo até perceber que a abóbora amoleceu por completo. Quando a abóbora estiver completamente cozida, retire do fogo e separe o frango em um outro recipiente.

Todo o caldo – exceto o frango – e bata-o no liquidificador (preste atenção se o seu liquidificador aceita ingredientes quentes, do contrário, espere amornar) até ficar homogêneo. Em paralelo desfie o frango. Coloque o creme de volta na panela e misture o frango desfiado. Aqueça antes de servir e acrescente o macarrão cozido al dente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!