Receitas

Coma sem culpa com uma deliciosa receita de risoto de camarão light

Por Redação Doutíssima 04/09/2014

Um dos grandes sucessos dos maiores chefes da cozinha internacional é, sem dúvidas, o risoto de frutos do mar. Mas e se for possível adaptar os ingredientes – a começar pelo arroz branco – e dar origem a uma receita reformulada de risoto de camarão light igualmente deliciosa, mas que não prejudica sua dieta?

Fazer um risoto de camarão light é mais fácil do que parece. Conheça a receita selecionada especialmente para você e viva um momento de especialista em cozinha internacional.

risoto-de-camarão-light

Risoto de camarão light deve ser servido ainda quente, conquistando paladares. Foto: Shutterstock

Receita de risoto de camarão light

Para fazer o seu próprio e delicioso risoto de camarão light, você vai precisar de:

– 700 gramas de camarão com casca (caso opte pelo descascado são 350 gramas);

– ½ xícara de chá de arroz integral;

– ½ cebola cortada em cubinhos;

– 1 abobrinha grande cortada em cubinhos;

– 3 xícaras de água;

– 1 colher de sopa cheia de cream cheese light;

– sal e pimenta do reino a gosto.

Como preparar o risoto de camarão light

Passo 1

O preparo do seu risoto de camarão light em pouco difere dos demais risotos: por isso, vamos começar pelo caldo. Para fazê-lo, pegue os camarões e separe suas cabeças. Essas cabeças deverão ser colocadas com as três xícaras de água e os temperos de sua preferência. Espere que essa mistura levante fervura e após isso abaixe o fogo e deixe que o caldo cozinhe por mais dez minutos. Deixe-o reservado.

Passo 2

Com o caldo separado, pegue uma outra panela onde você irá refogar o arroz com a cebola. É importante lembrar, no entanto, que não se deve utilizar óleo nessa etapa do processo: apenas um pouco de água para não queimar o fundo já é suficiente.

Passo 3

Com o arroz refogado é chegada a hora de começar a dar forma ao seu risoto de camarão light: para isso, adicione todo o caldo de camarão e deixe cozinhar até que o líquido seque, mexendo às vezes. No entanto, ainda que o líquido colocado na panela esteja seco, o arroz do seu risoto ainda não deve estar cozido.

Passo 4

Adicione à panela as abobrinhas cortadas e para continuar o processo de cozimento do risoto, acrescente mais meia xícara de chá de água quente. Mexa bem até que o arroz esteja cozido. Nem sempre a quantidade de água colocada é o suficiente para garantir o cozimento por completo do arroz. Por isso, se achar necessário, acrescente mais água quente, no entanto faça isso aos poucos para conseguir ter controle sobre o momento em que irá atingir o ponto desejado.

Passo 5

Adicione os camarões descascados na panela e misture delicadamente. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Tome cuidado para que os camarões não cozinhem por muito tempo, poiso excesso de cozimento faz com que esse fruto do mar fique duro – e isso fará com que ele pareça borracha o que irá descaracterizar o sabor do seu risoto. Acerte o sal e a pimenta a seu gosto e, para finalizar, incorpore a colher de cream cheese ao risoto para dar cremosidade.

Passo 6

Decore com amêndoas laminadas, um fio de azeite e ervas da sua preferência. Sirva na sequência sem deixar esfriar, pois é um prato que deve ser servido quente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!