Receitas

Mousse de chocolate sem lactose é receita especial para intolerantes

Por Redação Doutíssima 04/09/2014

A intolerância à lactose é uma das hiper-sensibilidades mais comuns da atualidade. Isso faz com que a pessoa fique, em um grau maior ou menor, intolerante à ingestão de leite e derivados. Mas como matar aquela vontade de um chocolate sofrendo desta condição? É fácil e muito gostoso: faça um mousse de chocolate sem lactose.

Conheça o mousse de chocolate sem lactose

Ainda que o chocolate tenha leite em sua composição, ao optar pela opção amarga, você aumenta a ingestão de cacau, eliminado esse problema: assim temos um mousse de chocolate sem lactose delicioso em pequenas substituições.

mousse-de-chocolate-sem-lactose

Fazer um mousse de chocolate sem lactose é garantia de uma sobremesa saudável. Foto: Shutterstock

Receita de mousse de chocolate sem lactose

Anote os ingredientes e aprenda você também a fazer um mousse de chocolate sem lactose. Para isso, você vai precisar de 200 gramas de chocolate amargo, 400 ml de creme de soja (para substituir o creme de leite), três folhas de gelatina, quatro claras, 15 gramas de adoçante e uma pitada de sal.

Comece derretendo o chocolate em banho-maria até que fique homogêneo. Bata as claras em neve adicionando aos poucos o adoçante. Coloque também a pitada de sal – que é opcional, mas serve para realçar o gosto do chocolate. Misture as claras com o creme de soja mexendo de forma delicada.

Pegue as folhas de gelatina e coloque de molho em água fria por cinco minutos. Esprema-as bem e adicione ao chocolate ainda quente, mexendo bem. Junte essa mistura de chocolate com a feita anteriormente com as claras em neve e ponha para gelar. Seu mousse de chocolate sem lactose está pronto.

No entanto, as delícias não param por aí. Se além de intolerante à lactose você também tenha restrições com glúten, preparamos mais uma opção de mousse de chocolate sem lactose pensando especialmente em você. Basta um abacate maduro, três colheres de chocolate em pó sem açúcar – preferencialmente cacau – e três colheres de mel.

Retire o abacate da casca e o amasse bem, caso ele esteja durinho, pique em pedaços o menor que você conseguir. Feito isso, coloque no liquidificador e bata até ficar bem homogêneo. Na sequência, acrescente o mel e o cacau e bata novamente. Vá regulando a quantidade de ingredientes até que o seu mousse de chocolate fique do seu agrado em termos de gosto.

Da forma como a receita ensina, ele puxa um pouco mais para o amarguinho do cacau. Porém, isso é facilmente regulado com o acréscimo do mel. Após a mistura estar a seu gosto é chegada a hora de colocar a sobremesa em potinhos e então levar até a geladeira para que a mistura fique ainda mais consistente. Sirva gelado.

E se você está se perguntando sobre o abacate, saiba que não dá para sentir o gosto e traz saúde ao seu prato. Isso pois, além de não sentir nenhum gostinho de abacate, já que o chocolate tem sabor forte, não contém açúcar e as “gorduras ruins” das mousses tradicionais.

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, as “gorduras do bem”, fundamentais para o funcionamento do nosso organismo. Além disso, tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!