Dica do Nutricionista

Naturais e irresistíveis: desvende os segredos das paletas mexicanas

Por Redação Doutíssima 04/09/2014

Muitas pessoas se deparam com essa delícia chamada de paletas mexicanas sem, no entanto, saber que a sobremesa possui esse nome. Elas são aqueles super picolés que encontramos à venda em franquias específicas. Elas são feitas da forma mais natural e pura da fruta, fornecendo a possibilidade de sentir a textura real da fruta, seja ela melancia, morango, manga, kiwi, ou qualquer outra de sua preferência.

paletas-mexicanas

Paletas mexicanas possuem consistência diferenciada e recheios surpreendentes. Foto: Shutterstock

Paletas mexicanas trazem a fruta em seu estado natural

As paletas mexicanas são nutritivas, saudáveis e saborosas por primarem pela fruta em seu estado natural. Ao contrário do que acontece com a maioria das sobremesas congeladas já existentes no Brasil, elas não recebem conservantes e também não passam por grandes processos industrializados. Os ingredientes são rigorosamente selecionados e a produção é manual passa pelos olhares atentos de quem entende do assunto.

Sua principal diferença para o picolé tradicional está no tamanho: uma paleta pode ter até o dobro do peso de um picolé normal. Além disso, a consistência é diferenciada, uma vez que nas paletas mexicanas são encontrados recheios cremosos que garantem uma sensação única. Além disso, essa sobremesa não derrete com tanta facilidade que os picolés tradicionais.

Como são feitas as paletas mexicanas

Ainda que aparentemente seja uma receita fácil de fazer, não é tão simples assim garantir o sabor original das paletas mexicanas. O preparo requer um conhecimento da qualidade das frutas e também da forma de manipulá-las a ponto de mantê-las em estado natural, acrescidas apenas do recheio de escolha.

É uma mistura de texturas e conceitos que faz com que apenas algumas franquias estejam dominando o mercado brasileiro da sobremesa. A promessa de crescimento, no entanto, é promissora. Afinal de contas, as paletas ganharam o coração do brasileiro.

Opções exóticas a abrasileiradas

Atualmente, o sabor preferência nacional é o carro chefe da categoria recheada morango com leite condensado. Mas, além disso, é possível desfrutar de sabores mais clássicos da categoria frutada como, por exemplo, abacaxi, banana, coco e limão.

Há também um espaço especial reservado para as opções mais exóticas – e algumas até abrasileiradas – como é o caso das paletas mexicanas de paçoca, banana caramelizada, hibisco com framboesa e abacaxi com pimenta. Aliás, por ser uma sobremesa tipicamente mexicana é comum que os recheios se valham das mais diversas combinações da pimenta, como no chocolate.

Paletas para todas as estações

Esse toque mexicano de apimentar os recheios proporciona que a sobremesa se torne especial pela textura e também por conter o contraste perfeito entre o gelado e o apimentado. Essa característica peculiar de alguns sabores faz com que as paletas mexicanas sejam consumidas sem distinção entre verão e inverno.

Isso também se dá pelo fato de que elas podem ser elaboradas a base de água, trazendo como características a refrescância e ainda a substância advinda das fibras encontradas nas frutas e a base de creme, que equilibram o frescor e a sensação mais calorosa do creme.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!