Dica do Dermatologista

Veja o que é preciso para prevenir a calvície em mulheres

Por Redação Doutíssima 04/09/2014

A queda de cabelos não é exclusiva dos homens, embora seja mais comuns entre indivíduos do sexo masculino. Cada dia mais, as mulheres vêm sendo acometidas pelo problema. No entanto, a forma mais eficaz de prevenir a calvície em mulheres é cortando o mal pela raiz. O que isso significa? Significa que para a forma eficaz de enfrentar a condição é evitar os principais fatores que desencadeiam o processo.

Descubra como prevenir a calvície em mulheres

Atualmente, o principal fator desencadeante da perda de cabelo feminina está ligado a distúrbios de hormônios provenientes de ovários policísticos ou disfunções na tireoide. Se esse for seu caso, saiba que a melhor forma de prevenir a calvície em mulheres com disfunções hormonais é mantendo os exames endocrinológicos em dia e controlados.

prevenir-a-calvície-em-mulheres

Fique atenta se a queda capilar for acentuada e modifique hábitos inadequados. Foto: Shutterstock

Também é necessária a ajuda médica para prevenir a calvície em mulheres que sofrem com outros fatores desencadeantes que são comuns na atualidade, como estresse, ansiedade, depressão e também carências nutricionais.

Outra forma de prevenir a calvície em mulheres é controlando o uso de produtos químicos como tinturas e alisamentos mal realizados ou feitos com muita frequência. Secador de cabelo muito quente também é fator de risco.

7 dicas para prevenir a calvície em mulheres

A boa notícia é que desmistificando algumas questões você passa a entender que é possível cuidar do cabelo sem precisar alterar bruscamente a sua rotina capilar. Por isso, presta atenção em detalhes como:

1. Usar água filtrada não faz diferença no combate a queda. Isso significa que a água do salão não é melhor que a do seu chuveiro. Pelo menos não nesse caso.

2. Secador de cabelo e chapinha provocam queda de cabelo se utilizados de forma errada. Use-a na temperatura média ou fria, No caso do secador, a distância deve ser de, pelo menos 30 cm dos fios.

3. Excessos nunca são recomendáveis e o uso inadequado de produtos pode potencializar uma crise de queda de cabelo. Para evitar isso, na hora dos banhos de creme, pense na regra básica: tudo o que é bom para o couro cabeludo é bom para os fios, porém nem tudo que é bom para o fio deve ser usado no couro cabeludo. Isto também vale para os condicionadores, cremes de pentear e os chamados xampus 2 em 1.

4. Para prevenir a calvície em mulheres, cuidado com o uso da babosa (aloe vera): faça-o quando em produtos específicos com a formulação. A planta in natura pode causar alergia ou irritações que tendem a causar a perda dos fios.

5. Se você quer disfarçar falhas no couro cabelo, a peruca está liberada. Porém, devem ser evitados os processos de entrelaçamento que tracionam os fios – pois isso traz fragilidade para a estrutura capilar. As perucas devem ser lavadas e arejadas com frequência, para evitar a contaminação por insetos ou fungos.

6. Tenha cuidado com os acessórios que você elege para colocar em sua cabeça. Bonés aumentam a oleosidade e só devem ser usados como proteção. O uso de elásticos e tiaras leva a um processo muitas vezes irreversível de queda, chamado de alopecia cosmética de tração.

7. Caspa e seborreia causam a queda dos cabelos e, por isso, o ideal é que se procure um especialista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!