Unhas

Aprenda a preparar soluções caseiras para tratar as unhas quebradiças

Por Redação Doutíssima 05/09/2014

Para as mulheres que adoram estar sempre com as unhas bem feitas e tratadas, ter unhas quebradiças pode ser um pesadelo. Segundo especialistas, o problema pode pode ser, na maioria dos casos, decorrentes de alterações e carências do organismo, como falta de vitamina A, ferro e zinco.

unhas-quebradiças

Unhas fragilizadas e com aspecto quebradiço podem indicar deficiência de vitaminas. Foto: Shutterstock

Remédio caseiro para tratar unhas quebradiças

Um dos melhores remédios caseiros para tratar unhas fracas e quebradiças é aplicar uma base caseira fortalecedora, antes do esmalte. Para preparar a base você precisa de:

– 1 cravo da Índia;

– ½ dente de alho amassado;

– 1 base incolor.

Coloque os ingredientes dentro da base e deixe repousar por algumas horas. Depois aplique uma camada por dia da base nas unhas por sete dias seguidos. Até o terceiro dia faça uma camada por cima da outra, sem tirar a do dia anterior. No quarto dia pode retirar o esmalte e começar do início para não ficar uma camada muito grossa.

Além de fortalecer as unhas quebradiças, o cravo da Índia e o alho possuem propriedades antimicrobianas. Depois do tratamento inicial, essa base pode ser utilizada sempre antes do esmalte. Não se preocupe o cheiro do alho não fica após a aplicação do esmalte.

Loção de óleos essenciais

Outra solução para acabar com suas unhas quebradiças é a loção de óleos essenciais. Pegue um recipiente com tampa e coloque uma colher de óleo de jojoba, uma colher de óleo de semente de damasco, uma colher de óleo de amêndoas doces e uma cápsula de vitamina E.

Mantenha o bote fechado ao abrigo do calor. Pingue uma gota da loção duas vezes por dia em cada unha. Após a aplicação, faça uma pequena massagem e deixe secar sozinho.

Para o óleo de essências fazer efeito, durante o tratamento, você não deve pintar as unhas. Aplique por uma semana e veja o resultado.

Vitamina de beterraba para unhas quebradiças

Segundo especialistas, unhas quebradiças pode ser sinal de falta de vitamina para em nosso organismo. Desta forma, não basta apenas usar medicamentos externos. O bom que estes estejam aliados a uma boa alimentação. A vitamina de beterraba é um excelente remédio para fortalecer as unhas, além de ser muito saudável. Ingredientes:

– ½ beterraba média;

– ½ cenoura;

– 3 nozes;

– 200g de iogurte natural desnatado;

– 400ml de água mineral ou filtrada.

Lave bem a beterraba e a cenoura e corte-as em pequenos pedaços. Junto todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Tome o suco uma vez por dia e você irá notar os resultados em três meses. Esta bebida caseira é rica em vitamina A e cálcio, substâncias que auxiliam no fortalecimento das unhas e cabelos, além de ajudar a melhorar a concentração.

Outros alimentos importantes

Para garantir o fortalecimento das unhas, especialistas também indicam a ingestão de alimentos como carne vermelha e verduras de cores escuras como agrião, couve e brócolis.

Se suas unhas quebradiças persistirem, consulte um dermatologista para avaliar o caso. Lembrando que unhas que se apresentam quebradiças podem ser consequências de doenças como carência de vitaminas, anemias, tireoidopatias, psoríase, e até alguns tipos de câncer.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!