Exercícios

Conheça 5 atividades que estão entre os melhores exercícios para as varizes

Por Redação Doutíssima 05/09/2014

Você já deve ter percebido que algumas pessoas possuem veias mais grossas, salientes e de coloração azulada nas pernas. Essas veias aparentes e incômodas, que são bastante doloridas e prejudicam a estética, são chamadas de varizes. Para tratá-las ou prevenir seu surgimento há uma fórmula simples: mantenha o corpo em movimento. Descubra nesse artigo quais os melhores exercícios para as varizes.

melhores-exercícios-para-as-varizes

Pedalar estimula o bombeamento do sangue nas panturrilhas, reduzindo o inchaço. Foto: Shutterstock

Os 5 melhores exercícios para as varizes

1. Pedalada

A bicicleta é um ótimo instrumento para a redução das veias varicosas. Por ser realizada através de movimentos repetitivos e que não exigem força excessiva, o aparelho estimula o bombeamento do sangue nas panturrilhas, reduzindo o inchaço.

Pedalar é o primeiro na lista dos melhores exercícios para as varizes e pode ser feito na rua, com bicicletas de passeio, ou em academias, nos aparelhos ergométricos.

2.  Natação

Por ser uma atividade de baixo impacto, a natação é um dos melhores exercícios para as varizes. À exemplo da bicicleta, ela também estimula o fluxo sanguíneo na região das pernas e o retorno do sangue para o coração devido a diminuição da gravidade na água.

O fato de o corpo ficar flutuando na proporciona também o fortalecimento muscular, à medida que é preciso de mais força para manter o corpo em movimento sem afundar.

3. Caminhada

Apesar do baixo número de pesquisas acerca da relação entre as varizes e o esporte, já é comprovado que as caminhadas estão entre os melhores exercícios para as varizes.

Um estudo realizado recentemente mostra a atuação direta desta atividade no funcionamento das veias que se localizam nas camadas mais superficiais da pele. Em pessoas que já realizaram a cirurgia para retirada de varizes, a melhora é ainda maior.

4. Levantamento de pernas

Este é um exercício muito similar aos utilizados para reforço muscular nas academias, mas que foi pensado especialmente para a estimulação da função sanguínea. Deite em um colchonete e estique as pernas no chão. Levante uma das pernas até que ela fique perpendicular ao corpo, formando um L. Mantenha a perna elevada até sentir o sangue descer dos pés para as coxas. Baixe a perna e repita com a outra.

5. Flexão das pernas

Deitado no chão, puxe as pernas flexionadas de modo que seu joelho fique o mais próximo possível da região do seu tórax, com a panturrilha para baixo e os pés flexionados para cima. Mantendo esta posição, tente movimentar o joelho em diferentes direções, sem deixar que o pé saia da posição de flexão. Faça um pouco de força nos movimentos.

Este tipo de alongamento é muito benéfico para a circulação sanguínea e é um dos melhores exercícios para as varizes, principalmente aquelas que estão começando a aparecer.

Saiba mais sobre as varizes

Também conhecidas como veias varicosas, as varizes são vasos sanguíneos que foram preenchidos por um acúmulo de sangue que foge do comum. Isso acontece porque algumas válvulas que impedem a ação da gravidade de acumular o sangue nos pés podem parar de funcionar, fazendo com o que o sangue fique concentrado em um local indesejado. Para que o sangue possa voltar a fluir normalmente é preciso estimular o movimento, através de exercícios físicos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!