Moda

Dicas para escolher a roupa de trabalho sem pecar pelo exagero

Por Redação Doutíssima 06/09/2014

Por mais que você seja um profissional qualificado, deve cuidar muito com a roupa de trabalho, sem exagerar no figurino. Os cuidados com a apresentação pessoal são fundamentais em seu local de trabalho.

roupa-de-trabalho

Homens e mulheres devem manter a discrição com sua roupa de trabalho. Foto: Shutterstock

Roupa de trabalho ideal para os homens

Para trabalhar bem apresentados e vestidos, os homens não devem usar roupas como camiseta de banda ou figuras muito chamativas, bermudas, calça com a cueca aparecendo e roupas muito coloridas. Jamais usar boné, chinelo ou tênis muito velho.

Homens com cabelos compridos sempre devem amarrá-los para trabalhar. Vale lembrar que a barba deve estar sempre bem feita e aparada e as unhas sempre limpas e cortadas.

Roupa de trabalho com estilo social clássico sempre cai bem para os homens. Este figurino compõe terno, camisa, gravata e sapato. Prefira sempre cores mais frias e discretas como cinza, azul, preto e os sapatos devem combinar com a cor do terno, ou seja, terno preto, cinza ou azul, sapato preto e terno marrom ou bege, sapato marrom. A gravata deve ser de preferência de uma cor só, ou com uma estampa discreta.

Se o seu ambiente de trabalho for mais moderno e flexível, não exigindo muita formalidade, a roupa de trabalho não precisa ser social. Neste caso, os homens podem usar uma calça jeans ou calça social, camisa de manga curta ou camiseta pólo e sapatos mais casuais como sapatênis ou mocassins. Lembrando que as cores devem ser as mais discretas possíveis.

Roupa de trabalho ideal para as mulheres

Para mulheres, a sugestão de roupa de trabalho é que não use decote, saia curta, barriga de fora, roupa muito apertada, roupa colorida, blusa transparente e nem calça muito justa e com cós muito baixo. Sapatos com salto muito alto devem ser evitados, principalmente aqueles que você não está acostumada a usar.

Os acessórios como brincos, anéis, pulseiras e colares, devem ser pequenos e discretos. Acessórios de pérola são uma ótima dica. Os cabelos devem estar sempre bem limpos e arrumados e caso use ele amarrado, prefira presilhas mais discretas.

Os melhores e mais elegantes estilos de roupa de trabalho para as mulheres são os ternos femininos ou vestidos até o joelho e sem decote. O sapato também deve combinar com a cor da roupa. Um dos erros mais comuns entre mulheres está na maquiagem.

A maquiagem deve ser leve, nunca usar muitas cores e sempre passar discrição. Se você não está acostumada a usar maquiagem passe apenas pó e batom ou gloss, para não pecar pelo exagero. As cores de batom mais indicadas são as neutras como tons de marrom, rosa claro ou nude.

Se o local de trabalho for mais flexível e não exigir uma roupa social, utilize um figurino mais casual como calça jeans escura ou preta, sem muitos detalhes e com corte reto, uma camiseta de manga curta de cor neutra e sapatos mais casuais com salto médio, podendo ser sapatilhas ou até mesmo um Scarpin.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!