Receitas

Difícil resistir! Batata recheada light é fácil de fazer e fica deliciosa

Por Redação Doutíssima 06/09/2014

A batata é um tubérculo que atua como poderoso aliado da saúde e, por isso, está presente no cardápio de muitos brasileiros. Para aqueles que gostam da batata, mas não querem atrapalhar a sua dieta, a opção pode ser a batata recheada light, que tem os mesmos benefícios da tradicional.

Benefícios da batata

A batata ajuda a reduzir a tensão arterial, previne a prisão de ventre, diminui a absorção de colesterol e ajuda a proteger contra o câncer de cólon e também mantém os níveis de açúcar no sangue dentro da normalidade.

batata-recheada-light

Em sua versão light, batata recheada mantém sabor marcante e é opção saudável. Foto: Shutterstock

Veja a seguir duas receitas com batata recheada light, bastante nutritivas e muito fáceis de preparar. Elas podem surpreender você e o seu paladar. Confira:

Batata recheada light com ricota e peito de peru

Ingredientes

Para preparar a batata recheada light você precisa de:

– 2 batatas médias

– ½ ricota ou queijo minas light amassado

– 2 colheres (sopa) de queijo cottage

– 100g de peito de peru defumado e picado

– sal a gosto

– pimenta do reino e cebolinha picada bem fininha

Modo de preparo

O primeiro passo para fazer a batata recheada light é lavar bem as batatas com a casca. Depois espete algumas vezes com o garfo e coloque dentro de um saco para microondas. Amarre bem e após faça pequenos furos no saco. Deixe no microondas, em alta potência, por dez minutos.

Em uma das extremidades da batata tire uma tampa e cave, deixando mais ou menos um centímetro de beirada. Passe um pouco de sal por dentro e na tampa e reserve. Agora prepare o recheio: amasse bem a ricota e misture com o queijo cottage, o peito de peru, a cebolinha e a pimenta. Salgue o recheio a gosto.

Quando estiver pronto, recheie as batatas e tampe. Leve ao forno para gratinar. Esta receita de batata recheada light rende duas porções e o peito de peru pode ser substituído por qualquer presunto magro.

Batata recheada light com queijo

Se você não gosta de peito de peru nem qualquer tipo de presunto, temos outra receita de batata recheada light, igualmente saborosa.

Ingredientes

– 4 batatas médias

– 2 xícaras (chá) de queijo minas fresco

– 2 xícaras (chá) de leite desnatado

– 2 colheres (chá) de suco de limão

– 4 colheres (chá) de margarina light

– 2 colheres (chá) de salsinha picada

– sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Lave as batatas com a casca e faça os furinhos com o garfo. Pegue um refratário, coloque as batatas, e leve ao microondas, em alta potência, por oito minutos. Retire e corte as batatas ao meio, no sentido do comprimento, formando oito porções.

Com uma colher pequena retire, com cuidado, o miolo das batatas, deixando uma beirada de mais ou menos um centímetro. Pegue o liquidificador e coloque o miolo das batatas, o queijo minas, o leite desnatado, o suco de limão, a margarina e a salsinha e bata até ficar como um purê.

Tempere com sal e pimenta do reino e recheie as batatas. Leve para aquecer no microondas por três minutos e está pronto para servir. Esta receita de batata recheada light rende quatro porções.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!