Dica do Dermatologista

Aprenda como tratar as verrugas com remédios à base de ervas

Por Redação Doutíssima 08/09/2014

As verrugas são um problema de pele causado por um vírus. Apesar de ser uma infecção comum, que afeta cerca de 40% da população humana, não causa nenhum dano à saúde. Mas se você tem verrugas, sabe o quanto elas podem ser desagradáveis.

Mas não se preocupe, pois existem muitos métodos de como tratar as verrugas com remédios à base de ervas que você pode encontrar no seu jardim. Basta ter disciplina para usá-los diariamente e em pouco tempo é possível se livrar delas.

como-tratar-as-verrugas-com-remédios-à-base-de-ervas

Celidônia possui potentes compostos biológicos e é opção contra as verrugas. Foto: Shutterstock

Como tratar as verrugas com remédios à base de ervas

Veja 5 opções que mostram a você como tratar as verrugas com remédios à base de ervas.

Celidônia

Essa planta é um dos métodos de como tratar as verrugas com remédios à base de ervas. É por isso que ela é conhecida como erva-das-verrugas, devido aos seus potentes compostos biológicos, que incluem a sanguinarina, protopina, quelidonina e queleritrina e as enzimas proteolíticas.

Essas substâncias são capazes de dissolver lentamente as marcas na pele ou verrugas. Esses ingredientes ativos são capazes de acabar com o desenvolvimento celular do local quando aplicada a celidônia.

Com isso, seus componentes são capazes de inibir os processos de desenvolvimento, como a mitose celular no interior da verruga, neutralizando-as e evitando a sua multiplicação. Esses compostos são frequentemente referidos como alcaloides.

Como aplicar nas verrugas? Friccionar a região atingida com o sumo das folhas e da raiz da planta.

Saião

Essa planta brasileira também é outro ótimo método de como tratar as verrugas com remédios à base de ervas. Possui ação antimicrobiana e anti-inflamatório. Com isso, ela é usada no tratamento de diversas condições de saúde, como as infecções pulmonares. Além disso, atua no tratamento das verrugas.

Como aplicar nas verrugas? Friccionar a região atingida com o sumo das folhas.

Hamamélis

Essa erva é eficaz porque é um adstringente. Também conhecida como flor de inverno, funciona em verrugas de duas maneiras. Em primeiro lugar, inibe o crescimento e, em segundo lugar, corta o fornecimento de sangue para as verrugas.

Depois de algumas aplicações da planta, a verruga deve começar a encolher e quebrar e com uma suave fricção com um pano ou mesmo uma lixa, vai começar retirar as suas camadas exteriores.

Como aplicar nas verrugas? Use um composto a base dessa erva na área afetada com bola de algodão. Depois de alguns minutos, enxague com água.

Aloe vera

A aloe vera é uma das grandes ervas naturais utilizada para curar danos à pele. O gel de aloe vera pode ser extraído da planta natural e contém propriedades anti-inflamatórias, que podem ser muito eficazes no tratamento de verrugas.

Como aplicar nas verrugas? Primeiro, corte a ponta da folha de aloe vera. Em seguida, deixe escorrer o gel de seu interior e aplique nas verrugas. Antes e depois lave a área afetada.

Manjericão

Outro método de como tratar as verrugas com remédios à base de ervas é com manjericão. Isso porque essa planta possui uma infinidade de componentes antivirais – e é um vírus que causa as verrugas. Com o tratamento à base de manjericão, as verrugas vão embora rapidinho.

Como aplicar nas verrugas? Esmague as folhas de manjericão e aplique na verruga. Depois, cubra com uma gaze. Use este método diariamente até a verruga sumir, o que pode acontecer em uma ou duas semanas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!