Dieta

Invista na gordura para diminuir a barriga

Por Dra. Juliana Rossi Di Croce 08/09/2014

O maior consumo de gorduras “boas” (insaturadas), cereais integrais e alimentos ricos em substâncias antioxidantes (Vitamina C, E, A, selênio, zinco, carotenóides, chá verde) e boa hidratação ajudam a diminuir a barriga.

 

diminuir barriga

Foto: Shutterstock

 

As gorduras insaturadas, incluindo o ômega 3, possuem propriedades anti inflamatória, as quais melhor sinalizam a região cerebral ligada à saciedade e fome. Este sinal pode ficar comprometido nos caso em que a alimentação é inadequada (excesso de alimentos inflamatórios – gorduras saturadas e carboidratos refinados), gerando o excesso de gordura abdominal e obesidade.

Além do mais, estas gorduras boas também proporcionam saciedade por um tempo mais prolongado, aceleram o metabolismo e melhoram o funcionamento intestinal. Aliado a todos estes efeitos positivos do consumo destas gorduras “boas”, o consumo dos cereais integrais também previnem os picos de glicemia indesejáveis para a diminuição da gordura abdominal, além de proporcionarem mais energia e controlar mais o equilíbrio emocional, evitando assima necessidade de doces para este fim.

Também uma boa dose de alimentos antioxidantes irá colaborar em diminuir os radicais livres, que aumentam o processo de queima de gordura, equilibrando o funcionamento e a jovialidade do organismo.

 

Alimentos com alta concentração de gorduras que ajudam a diminuir a barriga:

Castanha do Pará

Castanha de caju

Nozes

Amêndoas

Nozes pecãn

Sacadâmia

Semente de linhaça

Semente de gergelim

Semente de girassol

Semente de abóbora azeite de oliva

Óleo de canola

Sardinha

Salmão

Abacate

Açaí.

Obs: O óleo de coco contém teor elevado dos chamados triglicérides de cadeia média (TCM), um tipo especial de gordura saturada, sem colesterol, usada na medicina como aliada no tratamento de diversas doenças. Estes triglicérides apresentam um comportamento especial no organismo quando comparados à outras gorduras. São facilmente absorvidos e transformados em energia no fígado, não se acumulando como gordura. Há estudos que demonstram a perda de peso e diminuir a barriga com a utilização de TCM.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!