Dieta

Saiba mais sobre a relação do jejum e riscos para perda de gordura

Por Redação Doutíssima 08/09/2014

Você provavelmente já ouviu falar de pessoas que fazem jejum por motivos religiosos, como por exemplo os muçulmanos durante o Ramadã, ou então para se preparar para um procedimento médico. Mas nutricionistas geralmente são contra a ideia de pular refeições para perder de peso, pois isso pode retardar o seu metabolismo, o que pode dificultar o emagrecimento.

O jejum e riscos para perda de gordura

Ainda assim, o aumento das dietas apresentando o jejum pode ser mais do que apenas um chamariz. Algumas evidências indicam mesmo que, feito corretamente, o jejum ocasional pode ajudar a perder peso – mas será que realmente isso é verdade ou existe uma relação do jejum e riscos para perda de gordura? Veja tudo sobre o jejum e se realmente pode ajudar a emagrecer.

jejum-e-riscos-para-perda-de-gordura

Dietas para perder peso precisam seguir orientação profissional. Foto: Shutterstock

Como funciona o jejum

O jejum é um estilo de dieta que restringe sua alimentação por longos períodos de tempo, e depois permite comer durante um dia inteiro alimentos pré-determinados. Por exemplo, você pode ficar em jejum 16 horas por dia, e comer durante as 8 horas restantes.

Ou você pode jejuar por 20 horas por dia e comprimir todas suas calorias em 4 horas. Alguns tipos ainda mandam comer um dia, e fazer jejum no próximo.

Há relação entre jejum e riscos para perda de gordura?

De acordo com alguns especialistas, é o caminho do futuro. Eles dizem que ela faz perder gordura e facilita a construção dos músculos, e pode ajudar a viver mais tempo, além de evitar doenças e acelerar o metabolismo. Tudo ao mesmo tempo, comendo basicamente o que quiser e que não há qualquer relação entre o jejum e riscos para a perda de gordura.

Bem, quando as coisas parecem boas demais para ser verdade, existe um outro lado. O jejum não vai transformar o seu corpo do dia para a noite, mas pode trazer benefícios para a saúde.

Mas será que existe relação entre jejum e riscos para perda de gordura? Ou o jejum vai ajudar a perder mais gordura? Com base nas evidências atuais, não é possível perder mais gordura através do jejum.

À primeira vista, pensamos que sim, já que se estamos consumindo menos calorias, o organismo usa a gordura como fonte de energia. No entanto, existem razões que demonstram o contrário, estabelecendo uma relação entre o jejum e riscos para perda de gordura.

Como dissemos, quando comemos menos do que o nosso corpo precisa, perdemos peso. Mas o nosso corpo entra em um modo de inanição e, para economizar energia, o metabolismo fica mais lento.

Quando terminamos o jejum e voltamos à nossa dieta normal, é possível recuperar o peso perdido. Mesmo que o seu corpo se ajuste e reduza o apetite, o que pode fazer você sentir menos fome, quando você para o jejum, o apetite volta com força total.

Você pode se sentir com mais fome e ser mais propenso a comer demais. Ou seja, você até pode perder gordura e emagrecer, mas se não mantiver uma dieta saudável nos dias que não estiver de jejum, seu esforço pode ir por água abaixo e assim estabelecer uma relação direta entre o jejum e riscos para perda de gordura.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!