Dica do Dermatologista

Transpiração excessiva? 5 dicas vão lhe ensinar como deixar de suar tanto

Por Redação Doutíssima 08/09/2014

Se você procurou este artigo, provavelmente está sofrendo de transpiração excessiva. E acredite, não são poucas as pessoas que sofrem desse mal. Mas você não precisa se preocupar, já que a transpiração excessiva, também conhecida como hiperidrose, tem cura.

Sim, é possível resolver o problema: assim como ele aparece, ele também se vai. Quer algumas dicas de como deixar de suar tanto? Confira abaixo.

como-deixar-de-suar-tanto

Evitar o suor pode exigir medidas drásticas na sua vida. Foto: Shutterstock

Por que tenho transpiração excessiva?

Antes de aprender como deixar de suar tanto, você deve saber o porque de você estar com este problema. Acredita-se que, em 90% dos casos, a transpiração excessiva apareça porque a pessoa está submetida a situações estressantes e que provoquem ansiedade.

É que tais situações acostumam o corpo a trabalhar em velocidades maiores que as habituais, e o reflexo disso é um aumento na temperatura corporal e o suor além da conta.

Normalmente esses reflexos aparecem nas axilas, nos pés, nas mãos ou no rosto. E ela não traz apenas incômodo para a pessoa, mas também constrangimentos – um aperto suado de mão, por exemplo, não é um bom cartão de visitas.

Além do estresse, outros fatores que podem estar relacionados com o suor em excesso são o sobrepeso e a obesidade, além do uso de alguns medicamentos para o tratamento do câncer, da menopausa, da tuberculose, dentre outras doenças.

Agora que você já sabe o que pode estar causando essa transpiração excessiva, quer algumas dicas de como deixar de suar tanto? Confira abaixo.

 

Compartilhe suas dúvidas e experiências de beleza em nosso fórum de discussões! 

 

Dicas de como deixar de suar tanto

1. Higiene

Se você sofre de transpiração excessiva em partes do corpo como as axilas ou os pés, é muito importante que faça higienização diária desses locais, de preferência com o uso de esponja, água e sabão.

É importante também que, ao enxaguar a zona, você o faça da maneira correta e adequada. Restos de sabão que não foram bem removidos, em pessoas com suor excessivo, podem ser bem desagradáveis.

2. Roupa

Ao escolher as roupas, dê preferência para os tecidos de algodão, linho ou fibras naturais. Isso porque as fibras sintéticas são inimigas de uma boa respiração da pele, o que irá causar um aumento da temperatura corporal e também o suor.

3. Vinagre e álcool

Se você tem transpiração excessiva nas axilas e quer saber como deixar de suar tanto, você pode optar por uma solução caseira. E essa solução caseira utiliza duas medidas de vinagre com uma de álcool. Aplique na zona afetada antes de dormir. Além de colaborar a não-ocorrência do suor excessivo, irá evitar o mau cheiro.

4. Soro do leite

Quer um remédio de ação rápida contra a transpiração excessiva? Tente tomar um copo de soro de leite frio. Isso ajudará a esfriar o corpo e a reduzir a transpiração.

5. Batatas

Outra dica alternativa para lutar contra a transpiração excessiva. Não se sabe o porquê, mas o fato é que as batatas têm potencial para inibir o suor excessivo. Então tente cortar algumas no meio, umedecê-las e colocá-las no local afetado. Certamente irá ajudar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!