Dica do Dermatologista

Veja como tratar os furúnculos e amenizar o seu incômodo

Por Redação Doutíssima 08/09/2014

O furúnculo é uma infecção bacteriana com pus que se desenvolve em torno de um folículo piloso. Ela é muito contagiosa e potencialmente grave, caso se espalhe. Os primeiros sintomas aparecem com vermelhidão e depois se desenvolve um ponto amarelado dentro de 2 a 4 dias. Ao notar esses sintomas, o ideal é buscar métodos de como tratar os furúnculos.

Remédios caseiros ensinam como tratar os furúnculos

Os furúnculos são muito dolorosos, especialmente se eles ocorrem em partes do corpo que pode sofrer algum atrito facilmente. Existem muitos remédios caseiros que ensinam como tratar os furúnculos, já que podem atacar e amenizar os seus sintomas. Veja a seguir como este problema se manifesta e como tratar os furúnculos em casa.

como-tratar-os-furúnculos

Com propriedades antissépticas, a cebola pode ser aplicada sobre o furúnculo. Foto: Shutterstock

Como surgem os furúnculos

Geralmente, eles ocorrem em áreas que possuem pelos ou que estão expostas ao movimento e ao atrito. Partes do corpo como a barriga, pescoço, face, couro cabeludo, axilas e nádegas, são os locais mais comuns.  Um furúnculo pode se tornar crônico e voltar novamente no mesmo local. Por isso, é importante o tratamento precoce.

A bactéria mais comumente encontrada nos furúnculos é a Staphylococcus aureus (bactéria estafilococo). Mas eles podem ser causados por outros tipos de bactérias, mas isso depende da função imune do indivíduo.

Em casos raros, os furúnculos podem ser um sinal de um problema imunológico subjacente ou outra doença. Pessoas com diabetes, alcoolismo, câncer e AIDS, ou aquelas que estão passando por um tratamento com quimioterapia, são suscetíveis a desenvolver furúnculos.

Como tratar os furúnculos em casa

Por ser muito contagioso, é necessário ter muito cuidado para que a secreção do furúnculo não entre em contato com outras partes do corpo. Muitos métodos que mostram como tratar os furúnculos em casa podem ser usados, contudo, se os sintomas não desaparecerem, um médico deve ser consultado. Confira 5 opções:

1. Compressa quente

Para melhorar a infecção, use uma compressa quente. Mergulhar um pano limpo em água morna e deixe descansar no local. Para resultados mais eficazes, você pode adicionar sal à água quente. Para obter alívio rápido, esse método deve ser feito seis vezes ao dia.

2. Açafrão

O açafrão é considerado um purificador natural do sangue. Ela possui propriedades anti-inflamatórias, que são úteis para o tratamento de furúnculos. Em um copo de leite morno ou água, misture uma colher de açafrão. Beba essa mistura três vezes por dia.

3.  Óleo de rícino

O óleo de rícino é considerado como um antisséptico para o tratamento de uma inflamação. Coloque algumas gotas de óleo de rícino em uma bola de algodão. Coloque o algodão em cima do local do furúnculo.

4. Leite

O leite é um antigo remédio para o tratamento de furúnculos. Aqueça um copo de leite e adicione três colheres de chá de sal.  Aplique a mistura diretamente no local com auxílio de um algodão. Para resultados mais rápidos, repita o processo várias vezes por dia.

5. Cebola

A cebola possui propriedades antissépticas que são eficazes para quem busca soluções de como tratar os furúnculos. Coloque uma fatia grossa de cebola e cuba o local com um pano.  Se o método for aplicado de 3 a 4 vezes ao dia, o pus provavelmente irá sair.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!