Guia do Câncer

Você sabia que existem diversos tipos de câncer do rim?

Por Dr. Rui Farinha 08/09/2014

A palavra câncer tem uma conotação muito negativa na cabeça da maior parte das pessoas, estando definida sempre como uma doença rapidamente mortal. Felizmente, existem cada vez mais casos de tipos de cânceres curáveis.

 

tipos de câncer

Foto: Shutterstock

 

 

A evolução da medicina tem permitido compreender com cada vez maior profundidade a forma como um câncer de um determinado órgão se comporta. Os avanços realizados na área dos exames auxiliares de diagnóstico, assim como na área da terapêutica, também permitiram melhorar o prognóstico de um doente a quem é realizado um diagnóstico de câncer.

No caso dos rins, podemos dizer que existem vários tipos de câncer e que nem todos eles são iguais. Considerando que o diagnóstico de um câncer do rim exige a realização de uma tomografia axial computorizada, somente depois de removido o tumor é que poderemos ter um diagnóstico definitivo do tipo de células nele existentes.

Conhecer o tipo de células significa, em linguagem médica, conhecer o tipo histológico do tumor. Apenas o anatomopatologista, após observação ao microscópio, é que consegue indicar o diagnóstico dos variados tipos de câncer.

 

Tipos de câncer do rim

 

Existem vários tipos de câncer do rim. O mais comum chama-se carcinoma de células renais de células claras. Outros tipos menos frequentes são por exemplo o carcinoma de células renais papilar e o carcinoma de células renais cromofobo.

A recuperação das pessoas que sofrem deste tipo de câncer tem vindo a aumentar ao longo dos anos, devido, principalmente, a um diagnóstico mais precoce, que permite descobrir a doença mais localizada no rim. A existência de tratamentos cada vez mais eficazes também possui um papel importante nesta evolução.

As técnicas cirúrgicas se tornam cada vez mais apuradas e, para as doenças mais avançadas, a investigação farmacológica tem desenvolvido fármacos também mais eficazes.

Apesar destes avanços, continuam a existir diferenças nos números de recuperação de pacientes entre os diversos tipos de câncer. Estas diferenças dependem do tipo histológico encontrado, do fato da doença estar localizada no rim, a possibilidade de ela invadir órgãos vizinhos ou mesmo de ser disseminada pelo organismo (metastização), além do grau de diferenciação das células do respectivo tumor.

O grau de diferenciação das células do tumor pode variar desde bem diferenciadas a indiferenciadas. Tumores com células bem diferenciadas serão menos agressivos e terão portanto um melhor prognóstico. Tumores com células mal diferenciadas serão mais agressivos e terão portanto um pior prognóstico.

É importante lembrar que atualmente os cânceres do rim tratados com cirurgia têm taxas de recuperação que variam entre os 70% e os 90%, o que permite afirmar que quando a doença tem indicação cirúrgica, a possibilidade de sucesso a longo prazo é bastante elevada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!