Dieta

Aprenda a preparar a Overnight Oats e conheça os seus benefícios

Por Redação Doutíssima 09/09/2014

Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Por isso, precisamos de alimentos nutritivos para nos manter cheios de energia durante todo o dia. A aveia tem sido apontada com um dos melhores alimentos para ser consumido pela manhã, já que é rico em fibras solúveis e carboidratos complexos.

A nova moda em alimentação saudável é utilizar a Overnight Oats, que significa flocos de aveia (oats) que são preparados durante a noite (overnight). Ou seja, a receita é preparada no dia anterior para estar prontinha pela manhã, e com muito mais vitaminas.

overnight-oats

Overnight Oats torna a aveia ainda mais nutritiva no café da manhã. Foto: Shutterstock

Qual é o segredo do Overnight Oats

Se você quer saber o porquê de deixar a aveia “durante a noite” faz a mistura deliciosa, é apenas por um único motivo: todos os grãos contêm ácido fítico, inclusive a aveia.

O ácido fítico pode impedir a absorção de alguns nutrientes e é por isso que algumas dietas ricas em grãos integrais não fermentados podem levar a deficiências minerais. Com a imersão da aveia em leite ou iogurte, é possível que as enzimas, lactobacilos e outros organismos possam decompor e neutralizar o ácido fítico.

Além disso, a combinação de aveia, frutas e outros ingredientes ficam com um sabor irresistível pela manhã. Veja os benefícios do Overnight Oats e como preparar.

Benefícios da Overnight Oats

–  O Overnight Oats é um alimento muito fácil de preparar e pode ser uma ótima forma de ter um café da manhã completo

– A aveia contém uma quantidade generosa de fibras e pode manter a saciedade por muito tempo

– A combinação de ingredientes fornece ao seu corpo muita energia, por isso, é um ótimo pré-treino para a academia

– A aveia é pobre em gordura e possui um baixo índice glicêmico, o que significa a aveia vai liberar lentamente as fibras e carboidratos

– O leite com baixo teor de gordura na sua Overnight Oats vai acrescentar proteínas e cálcio, que são nutrientes essenciais que ajudam a perder peso

– Há muitas combinações diferentes para usar, então experimente fazer com seus ingredientes favoritos

Reduz o risco de doença cardíaca e pressão arterial elevada

– Também é bom para os diabéticos, porque a fibra retarda a digestão do amido

– A aveia é carregada com vitaminas como a E, ferro, fósforo, magnésio, cálcio e tiamina. Ela também contém zinco, que é importante para a cicatrização de feridas, crescimento, reprodução, e é importante para o seu metabolismo.

Receita de Overnight Oats

Ingredientes:

– ½ xícara de aveia em flocos

– ½ xícara de leite desnatado (também pode usar de soja ou leite de amêndoa)

– ¾ de xícara de iogurte

– ½ colher de chá de canela

– 1 colher de sopa de mel

– frutas a gosto

– Um pote de vidro com tampa

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e coloque no pote. Depois, acrescente as frutas picadas. Feche o pote com a tampa e deixe descansar na geladeira entre 6 a 24 horas. Você ainda pode acrescentar outros grãos ou sementes, como chia ou linhaça.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!