Esporte

Boxe para idosos é atividade benéfica ao corpo e à mente. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 10/09/2014

Não é de hoje que se estimula e se sabe dos muitos benefícios que a prática regular de exercício físico traz para todas as faixas etárias, inclusive para a terceira idade. Uma opção que vem ganhando seu espaço entre os mais velhos é o boxe para idosos.

Não há luta no boxe para idosos

Ao contrário do que parece em um primeiro momento, o boxe para idosos consiste em uma série de atividades funcionais, bem como exercícios cardiovasculares que são utilizados no boxe. Isso significa que há uma apropriação dos movimentos, porém não é utilizado o contato direto nem o ringue, sendo adotado dessa forma por muitas academias.

boxe-para-idosos

Voltado aos idosos, boxe é boa opção de treino cardiovascular e de força. Foto: Shutterstock

Benefícios do boxe para idosos

Entre muitos exercícios, o boxe para idosos se destaca pelo casamento do treino funcional de força e do treino cardiovascular. Essa junção traz muitos benefícios para quem pratica a modalidade esportiva.

 

Tire dúvidas e compartilhes experiências ‘fitness’ em nosso fórum de discussões! 

 

Em relação ao treino funcional e de força, pode-se salientar que o boxe para idosos é importante na melhora da capacidade musculo-esquelética, o que auxilia na prevenção e também no tratamento de doenças relacionadas aos tecidos ósseos, como é o caso da osteoporose.

Também serve como corretor postural, eliminando vícios posturais comuns na terceira idade, como por exemplo o hábito de ficar naturalmente mais curvado.

Dentro dessa mesma linha de raciocínio, os ganhos funcionais trazidos pelo boxe se concentram na melhora da flexibilidade das articulações, o que impede que o idoso atrofie – reclamação comum nessa idade. Ainda melhora a estrutura dos músculos e, como consequência, ajuda no processo de autoestima da pessoa, que se torna mais confiante.

Outro benefício do treino específico baseado no boxe tradicional e focado nos idosos, o exercício funcional concentra o trabalho muscular, possibilitando a atuação como forma de terapia de apoio a patologias específicas, como lombalgias e problemas de coluna.

Prevenção a doenças cardíacas

Entre os benefícios relacionados à parte do treino cardiovascular, é possível destacar a atividade como preventiva contra problemas cardiovasculares e respiratórios comuns nos idosos.

Além disso, proporciona uma melhoria da capacidade aeróbia, bem como um aumento das dimensões do coração e do volume sistólico, ou seja, volume de sangue ejetado em cada sístole.

Ainda em termos de coração, o boxe para idosos propicia a diminuição da frequência cardíaca de repouso de esforço e de recuperação após esforço, ao passo que aumenta a quantidade de sangue posta em circulação pelo coração por minuto. Também diminui a pressão arterial e o consumo de oxigênio para uma mesma carga de esforço. Esse aumento do fluxo de sangue causa um aumento da ventilação pulmonar e diminuição da frequência respiratória – o que nos torna menos ofegante.

E se todos esses benefícios relacionados ao coração e ao pulmão não forem suficientes, ainda é possível destacar a melhoria da composição corporal em termos de massa magra, bem como a melhora da composição sanguínea e consequente redução de colesterol, triglicerídeos e probabilidade do aparecimento de diabetes.

Para iniciar a rotina de exercícios, busque sempre utilizar roupas adequadas. Também é importante manter-se hidratado antes, durante e depois dos exercícios e ainda entender os seus limites, evitando forçar os movimentos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!