Dieta

Conheça 4 benefícios dos alimentos orgânicos para a sua saúde

Por Redação Doutíssima 10/09/2014

Ainda que mais caros, os alimentos orgânicos apresentam diversos benefícios ao organismo. Em primeiro lugar, consumí-los é um exercício de cidadania, pois fomenta as pequenas produções e proporciona uma melhora no solo.

Mas você sabe qual é a diferença entre os orgânicos e aqueles que chamamos de convencionais? De forma simplificada, é possível classificar como alimentos orgânicos aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento.

alimentos-orgânicos

Alimentos orgânicos ajudam a manter a forma e a saúde. Foto: Shutterstock

Isso significa que, diferentemente dos alimentos tradicionais, nos orgânicos não há o uso de produtos agrotóxicos nem mesmo qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores. Várias classes de alimentos podem apresentar a versão orgânica.

Alimentos orgânicos são mais saudáveis e saborosos

No setor da agricultura, a produção de alimentos orgânicos utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo.

Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de seres mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos. Além disso, a ausência de produtos químicos possibilita que estes alimentos sejam mais saborosos, pois o paladar é o natural do produto.

Quando se fala de produto orgânico relacionando a produtos de origem animal, isso significa que os animais usados no fornecimento dessa carne foram criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios ou qualquer tipo de anabolizantes.

Isso é importante por já ter sido cientificamente comprovado que esses produtos artificiais usados no animal podem posteriormente vir a provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo.

Agora que já sabemos como a produção dos alimentos orgânicos é benéfica no âmbito geral e sustentável, é chegada a hora de conferir também benefícios que essa classe de alimentos traz diretamente ao bem-estar e a saúde de quem consome:

Vantagens dos alimentos orgânicos

Maior riqueza de nutrientes

Está comprovado que os alimentos orgânicos são mais nutritivos em relação aos demais. Isso é resultado de solos ricos e balanceados com adubos naturais que são capazes de potencializar o valor nutritivo.

Maior teor de fotoquímicos

Outro benefício proveniente do solo tratado de forma natural e da ausência de produtos químicos é o aumento do teor de fotoquímicos existentes nos produtos. Essas substâncias são importantes para o corpo devido ao seu efeito antioxidante.

Ação preventiva contra várias doenças

Uma vez que é possível deixar de fora do seu prato muitas substâncias químicas utilizadas nos alimentos produzidos de forma industrial, isso reflete na saúde.

Já é quase que um consenso em estudos e pesquisas que oconsumo excessivo de agrotóxicos e outras dessas substâncias usadas na produção de alimentos pode ser relacionado com doenças como alguns tipos de câncer e mal de Parkinson.

Também podem surgir dermatoses e alergias, bem como esterilidade em adultos, doenças neurológicas e respiratórias.

Mais saborosos

O sabor aguçado nos faz comer mais frutas e verduras, o que por si só já é importante para no nosso organismo e para o bom funcionamento do corpo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!