Receitas

Mingau sem lactose pode surpreender você. Confira a receita

Por Redação Doutíssima 10/09/2014

Quem possui intolerância à lactose deve evitar o leite e todos os seus derivados, como iogurtes e queijos, e também encontrar alguns tipos de “leite” sem lactose ou outros tipos de leite, como o de soja ou de amêndoas. Usando essas alternativas básicas, é possível fazer uma infinidade de receitas, tal como o mingau sem lactose.

Conheça o mingau sem lactose

O mingau sem lactose de coco e aveia que vamos ensinar é uma receita deliciosa, saudável, além de ser uma ótima opção para o seu café da manhã. Você também pode usar o mingau sem lactose como pré treino ou até mesmo para o lanche das crianças.

mingau-sem-lactose

Veja como preparar uma refeição saudável para quem não pode tomar leite. Foto: Shutterstock

Como qualquer receita que utiliza aveia, ela é, obviamente, bastante versátil e muito nutritiva. E se você possui alergia ao glúten, apenas certifique-se de utilizar uma aveia sem glúten.

Receita de mingau sem lactose de coco e aveia

Ingredientes:

– ¾ de xícara de farelo de aveia

– 1 xícara de leite de amêndoas puro

– ½ xícara de leite de coco light

– ¼ de xícara de água

– 2 colheres de sopa de coco ralado sem açúcar

– 2 colheres de açúcar mascavo

– Uma pitada de canela em pó

– Para decorar: coco ralado adoçado

Modo de Preparo:

Misture o farelo de aveia, o leite de amêndoas, o leite de coco light e a água em uma panela pequena, e leve para cozinhar em fogo alto. Mexa sempre até que a mistura comece a ferver.

Depois, adicione o coco ralado, o açúcar mascavo, e a canela em pó, mexendo apenas para incorporar os novos ingredientes, e cozinhe por apenas 30 segundos mais ou menos, ou até que farelo de aveia fique com a consistência certa.

Se usar a aveia tradicional, que é mais grossa, adicione um pouco mais de leite de coco ou leite de amêndoas e deixe cozinhar por mais tempo.

Para finalizar, transfira o seu mingau sem lactose para uma tigela e cubra com coco ralado. Adoce logo depois e está pronto para servir.

Outra receita de mingau sem lactose

A receita de mingau sem lactose de coco e aveia é muito versátil, você pode usá-la como base para diversas outras combinações. Use ingredientes diferentes todos os dias e tenha um café da manhã completo em apenas uma tigela.

Bananas: adicione uma banana cortada no lugar do coco ralado adoçado.

Nozes: acrescente um punhado de qualquer tipo de nozes que você tenha em casa. Nozes picadas e amêndoas são ótimas opções.

Frutas secas: você também pode usar algumas colheres de sopa de frutas secas, como passar, damascos e o goji berry.

Quando ficar em alerta

Se você tem certeza de que o leite não está fazendo bem para sua saúde, talvez você possa ter notado alguns sintomas de intolerância à lactose. A lactose é um tipo de açúcar que está, de forma natural, presente no leite.

Muitas pessoas sofrem de intolerância à lactose, o que significa que elas são incapazes de digerir quantidades significativas desta substância. E qual o resultado disso? Elas podem desenvolver diversos sintomas, tais como náuseas, cólicas, inchaço, gases e diarreia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!