Cada vez mais se fala em alimentos livres de glúten. Mas você sabe por que isso acontece? Em algumas pessoas, esta substância pode não fazer bem à saúde e, por isso, receitas sem glúten são importantes. A boa notícia é que muitas delas podem ser adaptadas para essa condição e uma delas é o bolo de mandioca sem glúten que você vai aprender a seguir.
Receita de bolo de mandioca sem glúten
Veja abaixo como é fácil de fazer o bolo de mandioca sem glúten, que além de ser uma ótima alternativa para muitas pessoas, é deliciosa e muito fácil de fazer.
Ingredientes:
– 5 ovos
– 1 xícara de chá de açúcar ou adoçante para forno e fogão;
– 1 kg de mandioca descascada e ralada;
– 1 xícara de chá de leite de coco;
– 1 xícara de chá de margarina light;
– ½ colher de chá de fermento em pó.
Modo de Preparo:
Em uma batedeira, coloque a margarina, o açúcar e bata até que fique uma mistura cremosa, Depois, adicione os ovos e bata mais um pouco. Depois, acrescente a mandioca e misture com uma espátula. Agora, acrescente o leite de coco e o fermento.
Coloque o forno para pré-aquecer a 200°C, enquanto isso, unte uma forma com margarina e um pouco de farinha e despeje a massa da receita do bolo de mandioca sem glúten. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos.
Como incrementar com cobertura:
Para deixar a sua receita de bolo de mandioca sem glúten ainda mais deliciosa, você pode fazer uma cobertura. Você vai precisar de 100 gramas de coco ralado, açúcar e água (cerca de uma xícara de chá).
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até engrossar. Depois deixe ferver por mais dois minutos. Agora é só jogar a cobertura sobre o bolo de mandioca sem glúten e sua receita está pronta.
Bolo de mandioca sem glúten é opção para intolerantes
O glúten é uma glicoproteína encontrada em grãos, tais como trigo, cevada, centeio ou aveia e é o responsável pela elasticidade da massa feita com a farinha, o que permite o volume do pão e a massa elástica e esponjosa.
É uma proteína de alto valor nutritivo e benéfico para todos, mas também pode se tornar indigesta. O motivo por ela não fazer bem a muitas pessoas é quando o corpo não tem as enzimas necessárias para digerir e são seus pequenos que podem causar problemas intestinais.
As pessoas saudáveis não notam qualquer desconforto pelo consumo do glúten. No entanto, outras podem apresentar problemas autoimunes (doença celíaca), alergias (como alergia respiratória, alimentos ou contato) e sensibilidade a essa proteína.
Por isso, é necessário que todos os alimentos indiquem a presença do glúten em sua composição. A partir disso, é possível fazer a receita de bolo de mandioca sem glúten, que é uma das várias opções para pessoas que possuem alguma patologia relacionada com esta glicoproteína, tais como doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!