Estética

Hidrogel: a substância que causou a infecção de Andressa Urach

Por Redação Doutíssima 11/09/2014

O Hidrogel é uma solução ainda pouco difundida que promete trazer aumento aos glúteos sem que haja o uso do bisturi. Para mulheres que procuram uma técnica muito mais rápida que o exercício físico e sem os cortes da cirurgia plástica, ele pode ser uma boa opção. Essa prática, porém, conta com muitos riscos. Para fins estéticos, a aplicação não é recomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

hidrogel

Sonho de aumento dos glúteos sem recorrer à cirurgia é possível com o hidrogel. Foto: Shutterstock

 

Glúteos moldados pelo Hidrogel

 

Já é de conhecimento popular que o bumbum é uma preferência nacional e, por isso, os profissionais brasileiros cada vez mais se tornam referência na área. No entanto, nem toda a mulher tem coragem de se submeter ao tratamento cirúrgico da luteoplastia.

 

Por isso, para quem busca por uma solução rápida para conquistar o aumento do glúteos e tem medo do procedimento cirúrgico, é comum que se procure por produtos que façam a vez de preenchedores. E é aí que entra o Hidrogel.

 

O Hidrogel de poliamida é uma substância composta por 98% de água e 2% de poliamida, uma molécula sintética que armazena esse líquido. Depois que ele é aplicado sob a pele com microcânulas, uma cápsula se forma em volta dela, o que adia sua absorção pelo organismo – no caso dos glúteos, a duração é de quatro a seis anos, segundo o fabricante.

 

A mesma camada impede que a substância migre para outras regiões do corpo, causando deformações. O procedimento não exige internação, é feito com anestesia local, dura cerca de uma hora e a paciente pode voltar às atividades rotineiras no mesmo dia.

 

Riscos do Hidrogel

 

O uso do Hidrogel é muito questionado em muitos países. Nos Estados Unidos, por exemplo, os procedimentos de nádega de Hidrogel são proibidos por vários motivos. Muitas vezes, a solução utilizada vem de “fora do mercado” ou feita de forma barata, levando a um risco de infecção e rejeição de substâncias estranhas e não-inertes.

 

O Hidrogel pode ser bem prejudicial à saude quando aplicado nos glúteos, por exemplo. Ele é capaz de comprometer toda a região, destruindo inclusive os músculos essenciais para a locomoção. Em 2009, a Miss Argentina 1994 Solange Magnano morreu três dias após realizar a aplicação para aumento do bumbum.

 

Por ser uma substância sintética e estranha ao organismo, a reação alérgica ao produto também é muito frequente, causando inchaço, dor, pus e vermelhidão.

 

Apesar de todos os riscos, a aplicação é realizada por alguns médicos e existem até casos em que é indicada. Para portadores do vírus HIV com lipodistrofia facial (que perdem tecido muscular, em especial na face), essa é uma boa terapia, porque a substância tem um melhor efeito quando é colocada próximo aos ossos do que quando utilizada em tecidos moles.

Para outros fins, no entanto, a aplicação do Hidrogel é relativamente perigosa. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não recomenda a utilização desse tipo de material para procedimentos estéticos.

 

Efeitos colaterais possíveis do Hidrogel

 

Apesar dos riscos, profissionais da área afirmam que é possível fazer o procedimento sem medo, pois as vantagens são muito maiores do que os poucos efeitos colaterais que a técnica apresenta. Na verdade, quando nos referimos a efeito colateral e pós-operatório do Hidrogel, a única hipótese é o paciente apresentar edema leve e alguns hematomas na região da aplicação. A boa notícia é que ambos tendem a desaparecem gradativamente em poucos dias.

 

Além do aumento de glúteos, o Hidrogel é igualmente eficaz quando aplicado outras regiões, pois proporciona bons resultados também para dar volume às coxas. Aliás, nessa região específica, ele vem para sanar uma necessidade: até então não havia nem cirurgia estética ou preenchedores com essa finalidade.

 

Cuidados no pós-operatório

 

O pós-operatório é diferente do que acontece em uma cirurgia plástica. Na implantação do produto preenchedor, não há cortes e nem necessidade de repouso.

 

No entanto, como qualquer procedimento estético, é preciso alguns cuidados. É necessário que a paciente use uma cinta de compressão por dez dias e durma de bruços ou de lado por alguns dias.

 

A prática de exercícios físicos também deve ser evitada por um período mínimo de 30 dias. Quanto à exposição solar, ela só é permitida após o desaparecimento total dos hematomas.

 

A lista de contraindicações não é pequena e inclui pacientes com doenças inflamatórias ou infecciosas agudas e crônicas, doenças do tecido celular cutâneo e subcutâneo na área de aplicação ou problemas nos vasos sanguíneos no local da injeção, entre outras.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!