Esporte

Treinamento de arremesso de disco fortalece os músculos. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 11/09/2014

Geralmente, o que entendemos do arremesso de disco é que ele é uma modalidade do atletismo. No entanto, é mais do que isso: esse esporte é capaz de trazer uma definição muscular incrível para quem aposta nele.

Treino intenso no arremesso de disco

A razão pela qual isso acontece é que para um bom desempenho, é preciso uma sequência de outros exercícios de preparação. Ficou curioso para saber o motivo pelo qual vale a pena aprender o arremesso de disco? Então confira tudo sobre a modalidade nesse artigo.

arremesso-de-disco

Modalidade de atletismo é ótima para o condicionamento do corpo. Foto: Shutterstock

Benefícios do arremesso de disco

– Levantamento de peso

O treinamento de quem pratica o arremesso de disco é fundamentalmente baseado em um treino de força tanto para membros inferiores quanto superiores. A explicação é simples: a parte superior precisa estar fortalecida para o arremesso enquanto a parte inferior deve dar sustentação e proporcionar a explosão de velocidade necessária no esporte.

– Pliometria

E quando o assunto é a explosão de velocidade necessária na hora da execução do arremesso de disco, os exercícios de pliometria são essenciais:  geram mais velocidade e força de rotação durante o arremesso.

Para isso, o indicado são exercícios como o salto sueco e de profundidade e sobre a caixa pelo menos duas vezes na semana e sempre em intensidade máxima. Os exercícios de pilometria treinam a explosão corporal e desenvolvem o tronco para melhor equilíbrio e fluidez do movimento.

– Virar pneus

Esse é um exercício muito importante e usado por quem treina este esporte. Isso pois o ato de virar pneus proporciona uma melhora na explosão, bem como na resistência e na força da musculatura corporal como um todo.

Executá-lo pode não ser fácil no início, mas é simples: com o pneu no chão, aproxime-se dele e vire-o com suas mãos na parte de baixo. Quando tiver levantado o pneu na posição vertical, use os braços e ombros para colocá-lo novamente no chão. Dobre os joelhos e mantenha a coluna ereta para evitar lesões. Vire o pneu quantas vezes conseguir com toda intensidade.

– Carregamento de saco de areia

Assim como o exercício com os pneus, o carregamento de saco de areia é importante para desenvolver o dorso e fortalecer a região da musculatura abdominal. Conforme o disco é arremessado, o corpo gira em uma alta velocidade para gerar a força de rotação e potência.

Os músculos do abdômen são os que sustentam esse giro conforme os braços balançam. Esse exercício também possibilita o fortalecimento dos membros superiores como braços e ombros.

– Alongamento

É imprescindível, assim como em grande parte dos exercícios físicos, que haja uma sessão bem feita de alongamentos tanto antes quanto depois da execução. Tenha em mente que o arremesso de disco é um exercício completo que envolve o corpo como um todo e que igualmente requer muito esforço.

Por isso, os praticantes podem machucar facilmente alguns grupos musculares se a preparação adequada através de alongamento e aquecimento não for realizada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!