Clínica Geral

Tudo o que você precisa para saber como ser doador de medula

Por Redação Doutíssima 11/09/2014

Assim como ser doador de sangue, ter cadastro no banco de doadores de medula óssea é também fundamental no exercício da cidadania. E se você tem dúvidas sobre como ser doador de medula, saiba que é mais fácil do que se imagina. Este artigo trará as informações que você precisa para aderir a essa campanha permanente.

como-ser-doador-de-medula

Doação de medula óssea é bonito gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Foto: Shutterstock

Como ser doador de medula: o que precisa saber

Se você deseja saber como ser doador de medula, em primeiro lugar, é necessário que tenha entre 18 e 54 anos. O processo consiste em uma retirada de líquido da bacia, por meio de punções que se recompõe em 15 dias.

Esse procedimento via anestesia só é feito caso sua medula seja compatível. Antes disso, basta preencher um formulário e fornecer uma amostra de 10ml de sangue. A partir dessa amostra é que os testes de compatibilidade são feitos.

Outro ponto importante de esclarecimento sobre como ser doador de medula é que os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com informações dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

O fornecimento de dados é importante, pois eles são organizados no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Saber como ser doador de medula pode salvar vidas

Ainda que tudo pareça muito simples e fácil, é de extrema importância entender como ser doador de medula e abraçar essa causa, que ainda possui números assustadores quando o assunto é a quantidade de medulas cadastradas em contraponto à probabilidade de encontrar um doador compatível.

Infelizmente, estima-se que a chance de encontrar um doador de medula compatível é de em média uma para cada cem mil. Por isso, mais do que saber como ser doador de medula é preciso ser um para que esses números possam vir a ser reduzidos. Para quem doa, será um incomodo passageiro. Já para a pessoa que recebe a medula, pode ser o divisor de águas que faltava entre a vida ou morte.

Gesto de solidariedade

A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Para quem já deu o primeiro passo e forneceu a amostra para compor o banco, é importante ter em mente que os dados cadastrais devem estar sempre atualizados para que a sua localização seja fácil em caso de necessidade.

Além disso, ainda que o limite de idade para o preenchimento do cadastro referente a doação de medula seja 54 anos, é importante saber que você após cadastrado poderá ser chamado para a doação até completar 60 anos.

Ficou interessado em abraçar a causa? É mais simples do que você imagina: basta procurar um hemocentro localizado perto de você e dar sequência aos procedimentos necessários.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!