Clínica Geral

Confira alguns hábitos que aumentam o risco de infecção urinária

Por Redação Doutíssima 12/09/2014

A infecção urinária é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer órgão do sistema urinário como rins, bexiga, uretra e ureteres. Ela é provocada por meio de uma bactéria que entra no sistema urinário por meio da uretra e vai se multiplicando. Os tipos mais comuns de infecção urinária são: cistite e uretrite.

O risco de infecção urinária é mais comum nas mulheres porque o caminho que a bactéria tem que percorrer para chegar à bexiga é menor do que nos homens.

risco-de-infecção-urinária

Risco de infecção urinária pode ser evitado com medidas simples. Foto: Shutterstock

Hábitos que aumentam o risco de infecção urinária

Se a pessoa mantém relações sexuais sem proteção, corre grandes riscos de pegar uma infecção urinária, caso seu parceiro(a) esteja com a doença. No caso das mulheres, o risco de infecção urinária pode aumentar com o uso de anticoncepcionais, como espermicidas.

Outro fator feminino que contribui para a doença é a menopausa. Após este período, as infecções urinárias podem acontecer com mais frequência. Isto ocorre porque a baixa quantidade de estrogênio causa mudanças no sistema urinário, deixando mais vulnerável a bactérias.

Pedra nos rins e problemas na próstata também são alguns fatores de risco de infecção urinária. O uso de cateter para urinar também aumenta os riscos de infecção urinária.

Existe um hábito que é cometido por muitas pessoas: segurar o xixi. Muitas vezes estamos ocupados no trabalho ou em casa e ou esquecemos de ir ao banheiro ou deixamos para depois. Este fato aumenta muito o risco de infecção urinária.

Segundo ginecologistas, algumas pessoas não vão a banheiros fora de casa com medo de contrair alguma doença. Porém este ato pode ser prejudicial, pois a urina leva embora as bactérias que estão presentes na uretra, evitando infecções na bexiga. O certo é a pessoa ir, no mínimo, seis vezes por dia no banheiro.

Alguns hábitos, como ir à praia e tomar banho de piscina, aumentam o risco de infecção urinária, especialmente para as mulheres. Isso geralmente ocorre porque muitas pessoas permanecem, durante um determinado tempo, com suas roupas de banho molhadas.

A higiene adequada dos órgãos genitais é outro fator que diminui o risco de infecção urinária. Especialistas indicam o uso de sabonetes íntimos para a limpeza diária.

Principais sintomas e diagnóstico da infecção urinária

Existem alguns sintomas que podem ajudar você a identificar a doença, como ardência ao urinar, forte necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro, urina escura ou acompanhada de sangue, cheiro forte ao urinar, dor pélvica e aumento de frequência de micções. Vale lembrar que nem sempre as pessoas podem apresentar os sintomas citados, e eles podem variar de acordo com o tipo de infecção.

Se perceber os sintomas, procure um especialista. Para diagnosticar a doença, o médico fará exames clínicos como de urina e tomografia ou ultrassom, além de uma cistoscopia para analisar as partes internas da bexiga e da uretra, com o objetivo de identificar as causas da infecção. O tratamento varia muito de acordo com o tipo de cada infecção e sua gravidade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!