Exercícios

Conheça o pulo de boxeador cruzado e veja como praticar em sua casa

Por Redação Doutíssima 12/09/2014

Pular corda é um dos melhores exercícios aeróbicos para perder peso e entrar em forma. O exercício aeróbico de pulo de boxeador cruzado elimina muitas calorias. Existem diversas formas de fazer esta atividade e ela precisa ser realizada de forma correta. Segundo especialistas, pular corda pode emagrecer até 4kg em 15 dias.

pulo-de-boxeador-cruzado

Praticar o pulo de boxeador cruzado elimina muitas calorias. Foto: Shutterstock

Aprenda a fazer o pulo de boxeador cruzado

Fique em pé, com as pernas paralelas e tronco e braços estendidos ao lado do corpo. Segure cada extremidade da corda com uma das mãos e posiciona-a atrás dos pés. Faça a rotação dos ombros para frente, passando-a por cima da cabeça, ou seja, o movimento normal de pular corda, aquele que você brincava quando era criança.

Depois comece o pulo de boxeador cruzado. Quando a corda passar pela linha dos olhos, cruze os braços, direcionando as mãos para a cintura, e salte assim que ela tocar o chão. A corda ficará cruzada, o que exige maior habilidade e esforço durante o pulo. Faça dois saltos de boxeador tradicional para cada cruzado.

Para você que nunca pulou corda e está começando, primeiro foque no simples ato de pular sobre a corda quando alcança o chão. Quando a sua coordenação e aptidão física ficarem melhor, você pode torcer a corda e alterar a sua cadência para trabalhar com o seu jogo de pés.

Para pular corda e realizar o pulo de boxeador cruzado você precisa de uma área com um teto alto ou mesmo sem teto algum e uma corda. Pular corda auxilia no desenvolvimento do condicionamento e também aumenta o jogo dos pés e a agilidade.

Exercícios com corda que ajudam a emagrecer

Além do pulo de boxeador cruzado, uma série de exercícios com corda feita por educadores físicos dura cerca de meia hora e deve ser praticada todos os dias.

Primeiro: pule tirando os dois pés do chão ao mesmo tempo. Repita o movimento 40 vezes.

Segundo: pule alternando as pernas e levantando os joelhos de maneira que forme um ângulo de 90 graus. Repita 60 vezes.

Terceiro: após, pule alternando os pés, porém na hora de aterrissar, dê um chute para frente. Faça este salto por 60 vezes.

Quarto: salte com uma perna só. Faça este movimento 30 pulos com cada perna.

Quinto: salte alternadamente, elevando os pés para trás e tentando encostar o calcanhar no bumbum. Dê 60 pulos.

Sexto: salte alternando os pés, apoiando um de cada vez no chão, sem quicar. Neste movimento, a perna faz o mesmo movimento da corrida. Conte 60 pulos no total.

Sétimo: pule cruzando as pernas. Durante a fase aérea do salto, cruze as pernas e aterrisse com elas cruzadas. Depois descruze-as e aterrisse com elas descruzadas. Vá alternando até somar 40 pulos.

Por último, pule a corda normalmente alternando as pernas, mas na hora da descida, flexione os joelhos como se estivesse fazendo exercício de agachamento. Salte 60 vezes. Durante a série você pode ter um intervalo de um minuto para descansar. E, claro, usar também o pulo de boxeador cruzado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!