Clínica Geral

Saber como respirar corretamente traz impactos positivos na sua saúde

Por Redação Doutíssima 13/09/2014

Respirar é a primeira experiência independente que temos como seres humanos depois de nascer e separar-nos do cordão umbilical de nossas mães. O corpo humano está programado automaticamente para a respiração, garantindo assim que consigamos o oxigênio necessário para mover todas as demais engrenagens do corpo humano.

Porém, como é um processo automático, às vezes não nos damos conta da importância que a respiração tem para o nosso organismo. E não basta simplesmente respirar: é preciso fazer isso bem. Saber como respirar corretamente afeta de maneira positiva a nossa saúde.

como-respirar-corretamente

Técnicas para aprender a respirar da maneira correta beneficiam a saúde. Foto: Shutterstock

O que afeta nossa respiração?

Existem alguns fatores que são antagonistas da boa respiração, e não há como respirar corretamente quando estão presentes. Situações de estresse ou tensão provocam uma respiração agitada e pouco profunda, e isso reflete na absorção de oxigênio pelo organismo.

Além disso, uma má postura também contribui para reduzir a capacidade pulmonar e para fazer que o cansaço chegue mais rápido.

Outros fatores também são inimigos de uma boa respiração: condições médicas como asma; hábitos alimentares ruins, como correr muito rápido; contaminação, fumaça e espaços mal ventilados; o uso de tabaco.

Benefícios da respiração correta

Quer uma motivação para aprender como respirar corretamente? Existem vários benefícios que decorrem de uma boa respiração. Saiba um pouco mais sobre eles abaixo:

Coração

Respirar de forma adequada implica reduzir o esforço do coração e a tensão arterial. E isso melhora a circulação do sangue e, consequentemente, diminui as probabilidades de você desenvolver algum problema cardíaco.

Glóbulos vermelhos

A boa respiração causa uma maior oxigenação do sangue, e isso ajuda a exterminar mais facilmente as toxinas do nosso organismo.

Digestão

Respirar de modo correto aumenta a capacidade do organismo de digerir os alimentos, além de melhorar o trânsito gastrointestinal.

Humor

A respiração correta melhora o funcionamento do sistema nervoso parassimpático, e isso faz com que tenhamos uma boa atividade cerebral e mental, e, consequentemente, um melhor estado de ânimo.

Emagrecimento

Sim, com a respiração correta há maior absorção de oxigênio pelo sangue e isso ajuda a queimar mais facilmente as gorduras, proporcionando um nível adequado de alimento aos tecidos e às glândulas.

Convencida da importância? Quer aprender como respirar corretamente?

Como respirar corretamente?

Agora que você sabe como respirar corretamente é importante, que tal alguns exercícios para colocar isso em prática?

1. De pé ou sentada, com a coluna ereta, e respirando sempre pelas fossas nasais, você deve primeiro inalar o ar, preenchendo a parte inferior dos pulmões, o que você poderá sentir quando o diafragma se mover.

Com isso, o abdômen irá inflar, as costelas inferiores e o peito irão se elevar, e isso fará com que o ar alcance a parte superior dos pulmões. Parece que são três movimentos diferentes, mas com um pouco de prática você conseguirá considerar como se fosse apenas um.

2. Retenha o ar por alguns segundos dentro dos pulmões.

3. Exale o ar de forma bem devagar, pouco a pouco, aí o abdômen irá desinflar até expulsar todo o ar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!