Clínica Geral

Confira as razões que podem levar ao ciclo menstrual irregular

Por Redação Doutíssima 14/09/2014

A maioria das mulheres têm no calendário o dia do início seu ciclo menstrual, pois essa é uma das garantias que elas têm de que o funcionamento de sua saúde está correto. Além disso, para aquelas que buscam engravidar, conhecer corretamente o seu ciclo menstrual pode ajudar a escolher os melhores dias de ovulação.

Uma mulher tem ciclos menstruais que duram de três a sete dias e ocorrem uma vez por mês. Depois de vários anos a menstruação costuma estabelecer uma periodicidade definida. O problema surge quando a mulher possui um ciclo menstrual irregular, já que pode haver alguma complicação aliada a esse fato. Veja a seguir quais são as possíveis causas do ciclo menstrual irregular.

ciclo-menstrual-irregular

As causas do ciclo menstrual irregular costumam preocupar as mulheres. Foto: Shutterstock

As causas do ciclo menstrual irregular

Toda mulher vai experimentar um período irregular de tempos a tempos e apesar de, na maioria dos casos, eles não serem perigosos, é importante descobrir o que está causando a irregularidade. Aqui estão algumas razões que podem levar ao atraso na menstruação.

Gravidez

Quando a mulher está grávida, o corpo produz diferentes níveis de hormônios que fazem a menstruação parar. Em alguns casos, entretanto, as mulheres vão experimentar fluxos mais leves do que o normal ou períodos mais curtos, antes da menstruação terminar completamente. Se há uma chance de que você pode estar grávida, fale com seu médico.

Estresse

O estresse é a causa mais comum do ciclo menstrual irregular. O cortisol, o hormônio do estresse, tem um impacto direto sobre a quantidade de estrogênio e progesterona –  dois hormônios sexuais que são produzidos pelo corpo. Se você tem muito cortisol na corrente sanguínea, o tempo e o fluxo de seu ciclo pode variar.

Dieta

Outra razão comum é a sua dieta. Se você está comendo uma dieta rica em carboidratos insalubres ou se você ganhou muito peso, seu corpo irá produzir diferentes níveis hormônios, mudando a data da sua ovulação. O mesmo vale para as mulheres que perdem muito peso.

Exercício

Nosso corpo precisa de energia para menstruar. Se você está queimando muita energia em seus exercícios físicos, seu corpo não encontrará a energia necessária para usar durante este período, o que pode levar a um ciclo menstrual irregular.

Beber muito álcool

O fígado ajuda a regular o ciclo menstrual por metabolizar o estrogênio e a progesterona. Beber em excesso pode causar danos ao fígado e isso pode interferir neste trabalho de metabolização dos hormônios que normalizam os ciclos menstruais.

Síndrome dos ovários policísticos

É uma complicação relativamente comum que faz com que se formem cistos nos ovários, interferindo com na ovulação regular. Outros sintomas da doença incluem  o ganho de peso, caspa e infertilidade. As complicações podem resultar em endometriose, câncer de ovário e doença cardíaca.

Menopausa

Tal como acontece com a gravidez, nesta etapa da vida,  os níveis de hormônio no corpo começam a mudar.  Um ciclo menstrual irregular pode acontecer em até 10 anos antes da menopausa.

Medicamentos

Se você esteve recentemente doente e teve que tomar algum tipo de medicação, o seu período pode ter um ou dois dias de atraso. Isso acontece pois grande parte dos  medicamentos interferem na produção do estrogênio e progesterona.

Como controlar o ciclo menstrual irregular

A melhor maneira de cuidar do seu corpo e do ciclo menstrual pelo qual ele passa é consultando um ginecologista. Relatando os seus sintomas e todas as derivações de sua menstruação e da irregularidade do seu ciclo, o médico poderá avaliar qual o método mais indicado de controle. Geralmente as pílulas anticoncepcionais são os reguladores indicados.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!