Dieta

Dieta com cromo promete reduzir a vontade de comer doces

Por Redação Doutíssima 14/09/2014

Durante uma dieta, o mais difícil para manter a linha é superar a vontade de comer doces. O problema é que hoje em dia nossa alimentação é rica em açúcar e, ao invés de consumirmos doces saudáveis, como as frutas, optamos por alimentos com grandes quantidades açúcar branco.

Este açúcar altamente refinado tem pouco valor nutritivo, mas é rico em calorias. Uma das alternativas para ir contra esta tendência natural é a dieta com cromo, um mineral que promete amenizar o desejo por consumir doces. Veja mais sobre ela e quais os alimentos necessários para manter a dieta.

dieta-com-cromo

Presente em pães integrais, o cromo é capaz de diminuir a gula por comer doces. Foto: Shutterstock

Entenda como funciona a dieta com cromo

Base da dieta com cromo, o mineral desempenha papel importante na estabilização dos níveis de açúcar no sangue e pode ajudar a eliminar os desejos por doces. Às vezes, a ansiedade pelo açúcar pode simplesmente ser resultado de uma deficiência de cromo.

As deficiências leves de cromo são bastante comuns em países onde o consumo de alimentos processados ​​é corriqueiro, pois o processo reduz a presença do mineral. Também as pessoas fisicamente ativas, ou que bebem muito café e, curiosamente, as pessoas que consomem quantidades elevadas de açúcar, possuem um elevado risco de ser deficientes em cromo.

Portanto é extremamente importante consumir grandes quantidades de alimentos ricos nesse mineral e manter uma dieta com cromo, que é encontrado em vários alimentos.

A função do cromo no organismo

O valor biológico do cromo veio à tona no final dos anos 1950, quando a levedura de cerveja foi descoberta como um agente que pode prevenir o envelhecimento e a capacidade para manter os níveis de açúcar no sangue em ratos. Um complexo de cromo orgânico foi identificado como ingrediente ativo.

Atualmente, muitos estudos indicam que uma dieta com cromo pode aumentar a ação da insulina, que a longo prazo efetivamente controla o açúcar no sangue (glicose) em pessoas com intolerância aos carboidratos.

Quando você come carboidratos ele é dividido em açúcar e absorvido pelo sangue. Segundo pesquisas, mantendo o açúcar no sangue sob controle, você pode ajudar na perda de gordura e diminuir o apetite, principalmente para doces e afastar várias doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.

Alimentos da dieta com cromo

Como o processamento de alimentos afeta significativamente o teor de cromo em alimentos, é difícil determinar o consumo alimentar desse mineral.

Alguns especialistas indicam que a ingestão de cromo para o sexo masculino deve ser de 25 a 35 microgramas por dia e, para mulheres e idosos,  de 21 a 25 microgramas por dia – embora mulheres grávidas e lactantes precisam de 30 a 45 microgramas de cromo por dia.

A melhor fonte do cromo é o brócolis, que possui 11 microgramas em meia xícara, seguido do suco de uva, com 8 microgramas por taça.

Muitos outros alimentos fornecem cromo, como pães integrais, carnes magras, queijo, cogumelos, espargos, feijão verde, batatas, ameixas, bananas e nozes.

Vinho tinto e suco de laranja também são boas fontes. A levedura de cerveja é outra boa fonte do mineral, especialmente se cultivada em solo rico em cromo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!