Clínica Geral

Fique por dentro dos sintomas da febre chikungunya e saiba reconhecer a doença

Por Redação Doutíssima 14/09/2014

Enquanto o vírus ebola está em sua maior epidemia na África e ameaçando se espalhar para outros países, existe outra ameaça que vem tomando corpo no continente americano. É o chikungunya, que dá origem à febre que leva seu nome e que é transmitido pelo já conhecido Aedes aegypti, mosquito que também transmite a dengue. Você reconhecer os sintomas da febre chikungunya e diferenciá-los dos sinais outras doenças?

sintomas-da-febre-chikungunya

Transmissor da dengue, mosquito Aedes aegypti é também o vetor da chikungunya. Foto: Shutterstock

Conheça as origens e os sintomas da febre chikungunya

As primeiras notícias sobre a febre chikungunya remontam ao ano de 1952, na Tanzânia, e a partir daí o vírus se espalhou para outros países do continente africano e também para a Ásia. Entretanto, no fim de 2013 chegou também à América Central e ao Caribe e foi responsável por aproximadamente 350 mil casos da doença.

A transmissão do vírus que causa a comentada febre se dá através da picada dos mosquitos Aedes aegypti, os mesmos que causam a dengue e também podem causar a febre amarela. Normalmente, eles estão mais presentes em zonas tropicais e subtropicais do continente americano.

É importante esclarecer que o vírus não se transmite com abraços, beijos ou alimentos, nem pelo ar que respiramos. Ele precisa do chamado vetor – que no caso é seu meio de transporte, ou seja, o mosquito.

Quais são os sintomas da febre chikungunya?

Os sintomas da febre chikungunya não são específicos e geralmente são todos eles benignos e pouco ameaçadores. Pelos problemas que ela pode causar, porém, é importante que as pessoas saibam como detectá-la. Conheça abaixo os principais sintomas da febre chikungunya:

Febre persistente, que pode durar até cinco dias

– Dor abdominal intensa e contínua

– Vômitos persistentes

– Hemorragia subcutânea ou sangramento das mucosas

– Alteração do estado de consciência

– Tonturas

– Dor nas articulações bem intensa e incapacitante, que dura por até cinco dias

– Extremidades do corpo frias

– Diminuição da produção de urina

– Sangramentos.

Os sintomas da febre chikungunya são bem parecidos com os da dengue, mas no caso da febre chikungunya as dores nas articulações são bem mais intensas, sendo essa a principal característica para distinguir os sinais dos sintomas da dengue.

Quais são os riscos da doença

Após conhecer os sintomas da febre chikungunya, é importante saber que é raro que a infecção pelo vírus chikungunya leve à morte. Normalmente, o que atinge de forma impactante as pessoas são as dores articulares, que dependendo do caso podem levar meses e até anos para desaparecer em algumas pessoas.

As maiores complicações acontecem em pessoas idosas ou em recém-nascidos, além de pessoas que apresentam doenças crônicas como a diabetes ou a hipertensão.

Tratamento e prevenção

Não existe um tratamento específico ou uma vacina para a febre chikungunya, mas apenas para atacar os sintomas. De positivo, resta a notícia que a pessoa somente irá tê-la uma vez, já que o próprio organismo produz anticorpos que se encarregam de proteger a pessoa de futuras infecções.

A prevenção do vírus chikungunya envolve os mesmos cuidados que normalmente temos para prevenir a dengue, já que o transmissor é o mesmo. Por isso, evite deixar água parada ou acumular lixos e, dependendo do lugar em que você esteja, não descarte o uso dos famosos “mosquiteiros”.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!