Clínica Geral

Descubra como evitar as varizes com 5 dicas de exercícios

Por Redação Doutíssima 15/09/2014

Uma em cada quatro pessoas possuem algum tipo de transtorno nas veias das pernas durante a vida. As varizes e varicoses são uma ocorrência comum. Estes sintomas são muitas vezes resultado da rotina em profissões que exigem ficar muito tempo em pé ou sentado. Se você quer aprender como evitar as varizes, saiba que o exercício físico moderado aumenta a circulação do sangue, o que pode diminuir a dor.

Como evitar as varizes com exercícios

A atividade física também pode retardar ou prevenir o desenvolvimento de novas veias varicosas. Todos os exercícios devem ser realizados com cuidado e parar imediatamente se houver qualquer dor ou desconforto. Também é importante elevar e descansar as pernas após a realização de exercícios, que estão entre os melhores métodos se você busca entender como evitar as varizes.

como-evitar-as-varizes

Falta de exercício moderado e regular é uma das principais causas das varizes. Foto: Shutterstock

5 exercícios que ensinam como evitar as varizes

Exercício 1:

Deite-se em uma superfície macia e levante as pernas para o ar acima de você. Veja que depois de algum tempo, a cor dos seus pés pode mudar e ficar mais esbranquiçada. Então sente-se e abaixe as pernas, de modo que elas fiquem abaixo do nível da cabeça.

Espere o retorno da cor dos seus pés até que eles fiquem na cor normal. Deite-se e descanse por alguns minutos com as pernas na horizontal e só aí repita o exercício.

Exercício 2:

Para seguir em busca de como evitar as varizes, outro método consiste em deitar, levantando as pernas para o ar. Estenda uma perna para cima em direção ao céu, enquanto dobra a outra.

Em seguida, mude as posições de seus pés simultaneamente. O movimento é semelhante ao andar de bicicleta.

Exercício 3:

Deite-se sobre uma superfície macia ou coloque um travesseiro sob seus quadris. Levante uma perna para cima, enquanto dobra a outra perna. Puxe a perna dobrada em direção ao peito com os braços, enquanto gira o tornozelo em um movimento circular.

Mude a direção repetidamente. Mantenha essa posição por 30 segundos e, em seguida, alterne as pernas e repita o exercício. Assim, você estimula a circulação sanguínea, que é a melhor forma de aprender como evitar as varizes.

Exercício 4:

Para fazer este exercício você vai precisar de uma pequena elevação, que pode ser uma escada. Coloque as pontas dos pés na beirada da escada e segure-se em uma parede. Depois, abaixe o seu calcanhar a um nível mais baixo que a elevação e, em seguida, levante-o até que seus pés fiquem esticados.

Você vai sentir um leve estiramento nos músculos da panturrilha. Para fazer este método e aprender como evitar as varizes, realize 40 repetições e ganhe uma panturrilha definida de presente.

Exercício 5:

Faça caminhadas ou pratique natação. Trinta minutos de exercícios leves, quatro vezes por semana, podem reduzir de modo significativo os sintomas de varizes.

A chave é se exercitar com moderação. A falta de exercício ou então exercícios muito intensos, podem aumentar os sintomas.

De acordo com especialistas, você também pode ajudar a prevenir varizes mantendo um peso saudável, não cruzando as pernas e evitando o uso de roupas apertadas e salto alto com frequência.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!