Clínica Geral

Vacina contra hepatite A também previne outras doenças. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 15/09/2014

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda, que pode levar à morte se não tratada corretamente. Entretanto, é possível evitar o contágio de forma eficaz. A vacina contra hepatite A objetiva em uma prevenção que atinge praticamente 100% de efetividade na doença infecciosa viral.

Vacina contra hepatite A é grátis

A vacina contra hepatite A pode ser feita de forma gratuita e adultos também podem receber a imunização – em pessoas adultas, a infecção pelo vírus da hepatite A costuma se manifestar de forma prolongada e, por vezes, com reaparecimento dos sintomas após melhora clínica.

vacina-contra-hepatite-a

Em adultos, não há limite de idade para receber a vacina contra a hepatite A. Foto: Shutterstock

Assim como a maioria das doenças virais, a hepatite A não tem tratamento especifico. Esse é um ponto que acaba por reforçar a necessidade da aplicação da vacina.

Proteção total na vacina contra hepatite A

A vacina contra hepatite A é uma das mais seguras vacinas disponíveis, praticamente isenta de reações e confere 100% de proteção.

Ela é indicada para todas as crianças a partir de 1 ano de idade, em duas doses, por via intramuscular, com intervalo de 6 meses entre elas. No adulto, não há limite superior de idade para receber a vacina. Nos pacientes que já possuem imunidade contra o vírus da hepatite A, a vacinação não é necessária.

Além disso, a vacina contra hepatite A auxilia na prevenção de outras doenças, pois pode ser feita de forma concomitante a qualquer outra vacina, sem que haja qualquer interferência patológica. A vacina também pode ser utilizada e casada na prevenção da Hepatite B, em uma combinação de três doses que previne contra as duas formas de hepatite infecciosa.

Para aproveitar ao máximo do poder polivalente da vacina contra hepatite A é aconselhável que se procure um posto de vacinação para mais informações e recomendações sobre a aplicação.

Saiba mais sobre a hepatite A

A Hepatite A é causada pelo vírus VHA cuja a principal forma de transmissão se dá por via oral-fecal – ou seja, o vírus é excretado pelas fezes e contamina o humano através da ingestão de líquidos ou alimentos contaminados por ele.

Também pode ser transmitida de uma pessoa infectada para outra saudável, ou ainda através de alimentos, em especial os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais – ou ainda por meio de água contaminada.

Além disso, o vírus da hepatite A pode sobreviver por cerca de quatro horas na pele das mãos e dos dedos. Ele é também extremamente resistente à degradação provocada por mudanças ambientais. Isso facilita sua disseminação, visto que o mesmo chega a resistir durante anos a temperaturas de até 20ºC negativos.

A incidência da hepatite A é maior em locais onde o saneamento básico é deficiente ou inexistente. Uma vez infectada, a pessoa desenvolve imunidade contra o vírus da hepatite A por toda a vida.

Uma forma de prevenir a contração está na aplicação da vacina contra hepatite A. Apesar de ser considerada uma doença benigna, a hepatite A pode raramente causar uma forma fulminante de hepatite, muito grave e por vezes levando à morte do paciente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!