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Exercícios

Ginástica para idosos foca nas suas necessidades e melhora qualidade de vida

Por Redação Doutíssima 17/09/2014

Todo mundo sabe que a prática de atividade física pode trazer muitos benefícios para a saúde durante toda a vida. Mas é seguro para os idosos se exercitar? A resposta é: totalmente. De acordo com especialistas, quase todas as pessoas mais velhas podem se beneficiar com algum tipo de ginástica para idosos.

O exercício físico regular protege contra doenças crônicas, melhora o humor e reduz as chances de lesão. Muitos idosos acabam se privando destes benefícios, já que existe uma ideia errada de que não podem praticar qualquer atividade física. A verdade, porém, é que a atividade física moderada faz muito bem para pessoas de todas as idades e com todos os níveis de habilidade.

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Atividades de ginástica na terceira idade fazem bem ao corpo e para a mente. Foto: Shutterstock

Benefícios da ginástica para idosos

O exercício físico regular proporciona uma infinidade de benefícios para a saúde, incluindo melhorias na pressão arterial, diabetes, osteoporose e nas funções neurocognitivas. Veja outros dos principais benefícios:

Sistema imunológico

Um corpo forte e saudável combate qualquer tipo de infecção e, assim, as doenças são curadas de forma mais fácil e também em menor tempo. A ginástica para idosos exerce essa ação no sistema imunológico, o que pode evitar que uma simples gripe vire um grande problema.

Coração

A atividade física regular reduz o risco de doenças do coração, bem como da pressão arterial elevada. Se a pessoa idosa tem hipertensão, o exercício vai regular a pressão arterial dela.

Ossos

A ginástica para idosos pode protegê-los contra a perda de massa óssea. Uma melhora na densidade óssea resulta em um menor risco de osteoporose e também de quedas e fraturas dos ossos, tão comuns nesta fase da vida, lembrando que as mulheres na fase pós-menopausa podem perder até 2 % da massa óssea por ano.

Condições crônicas e câncer

Quando uma pessoa com mais de 60 anos busca um exercício físico regular, pode ajudar a reduzir o risco de inúmeras doenças, como a obesidade, as doenças cardíacas, a osteoporose e o câncer de cólon. Ela também ajuda no tratamento de níveis elevados de colesterol e a aliviar a dor decorrente da artrite.

Interação social

Um dos melhores benefícios da ginástica para idosos pode ser visto na melhora da interação social deste público. Durante esta etapa da vida, é comum muitos idosos ficarem reclusos em suas casas, devido as suas limitações físicas que começam a aparecer.

Por isso, a ginástica para idosos não só ajuda a melhorar a mobilidade das pessoas, mas também irá ajudá-las a fazer amizades e a interagir com outras pessoas. Isso pode diminuir significativamente os casos de depressão em idosos.

Há riscos na ginástica para idosos?

Quando um idoso decide sair do sedentarismo, é preciso que ele procure um acompanhamento profissional, para que possa assim definir um nível seguro e conforme as suas necessidades. Através da ginástica para idosos, em pouco tempo, ele consegue superar os riscos.

Mesmo as pessoas idosas com doenças crônicas podem se exercitar com segurança, já que muitas condições médicas são melhoradas com o exercício, incluindo a doença de Alzheimer, as doenças cardíacas, a diabetes, o câncer de cólon, a pressão alta e a obesidade.

 

 

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