Esporte

Stand up surf alia atividade física com técnicas de relaxamento. Conheça!

Por Redação Doutíssima 17/09/2014

O stand up surf, também conhecido como stand up paddle, está se tornando cada dia mais popular entre os amantes do esporte com prancha. Os havaianos têm usufruído da técnica por anos, como um meio de manter a forma quando as ondas não são adequadas para a prática do surf.

Como é o stand up surf

Usando um remo e a prancha é possível aproveitar um ótimo exercício e desfrutar das águas do mar. Nos últimos anos, milhões de pessoas começaram a praticar o stand up surf. Conheça mais sobre essa nova modalidade e todos os seus benefícios para a saúde e para o condicionamento do corpo.

stand-up-surf

Também conhecido como stand up paddle, esporte trabalha o equilíbrio e a força. Foto: Shutterstock

Stand up surf é treino intenso

O stand up surf pode lhe proporcionar um treino completo, já que você precisa usar muito do seu equilíbrio e da sua força, para assim conseguir permanecer em pé e movimentar-se na água.

O nível de intensidade é variável, já que você estará remando no mar e assim tudo dependerá das ondas e da corrente marítima. Por exemplo, se você está simplesmente à deriva em águas relativamente calmas, a intensidade pode ser mais leve.

Somente pelo fato que você deve ficar em pé na prancha, poderá trabalhar toda a sua musculatura do abdômen, que será muito exigido para que você consiga manter o equilíbrio. Além disso, os músculos superiores podem ser trabalhados através das remadas.

No entanto, os benefícios podem ir além, já que todos os músculos do corpo trabalham em conjunto, e por isso esse é um esporte muito usado por algumas estrelas de Hollywood, como a atriz Jennifer Aniston, a cantora Rihanna e o ator Owen Wilson.

Benefícios para a saúde

Não bastasse tudo isso, um benefício adicional do stand up surf tambémé ser um exercício de baixíssimo impacto. Portanto, é improvável que cause algum dano aos tendões ou aos ligamentos de suas articulações. Por isso, se você quer perder peso, com este tipo de esporte, é possível queimar uma grande quantidade de calorias sem prejudicar as articulações.

Os benefícios cardiovasculares também podem ser surpreendentes, já que irá melhorar substancialmente o seu nível de aptidão, o que pode diminuir o risco de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral.

Além disso, você vai queimar uma grande quantidade de calorias, que irá resultar em perda de peso, o que por sua vez vai reduzir as suas chances de ter diabetes, derrame e problemas nas articulações. A modalidade também é uma ótima maneira de aliviar o estresse, que pode ocasionar consequências adversas à saúde e efeitos negativos sobre o corpo.

Esporte aliado ao yoga

Recentemente, muitas pessoas têm praticado a yoga durante uma sessão de stand up surf. Isso acrescenta uma dimensão extra de equilíbrio para a atividade e pode ser muito divertido, bem como um grande desafio para alguém que já é um experiente praticante de yoga.

O sol e a água irão melhorar a experiência. O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode praticar, desde o mais jovem ao mais velho, sem nenhuma complicação.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!